A Bridgewater State University (EUA) manifestou interesse em apoiar a Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa no desenvolvimento e implementação do projecto de criação do centro de inovação.
A disponibilidade foi manifestada à delegação da escola que efectuou uma visita de uma semana àquela instituição de ensino, no quadro de relações de cooperação que mantém.
Segundo o director da escola secundária, Emanuel Correia Barbosa, o centro de inovação destina-se ao desenvolvimento de práticas modernas de ensino, combate ao abandono escolar, emissão de documentos para EUA, estudo de inglês, intercâmbio de professores e alunos americanos.
“O objectivo do centro é desenvolver actividades que visam combater o abandono escolar, desenvolver actividades de intercambio com os professores dos Estados Unidos e planificar aulas de inglês”, disse Emanuel Correia Barbosa, indicando que a escola tem de elaborar o projecto para ser apresentado a Bridgewater State University (BSU) até o próximo mês de Julho, apontando que a perspectiva é ter o centro pronto e a funcionar no início do ano lectivo 2019/20.
Durante a visita, a delegação da escola secundária de São Filipe partilhou, segundo o seu director, que chefiou a delegação, “muitas experiências, enriquecendo conhecimentos” sobre técnicas modernas de organização do sistema educativo, praticas de ensino/aprendizagem e recursos utilizados no processo de ensino/aprendizagem.
A delegação visitou ainda algumas escolas básicas, secundárias e universitárias, e manteve encontros com professores de origem cabo-verdiana e administradores, para além de assistir a algumas aulas.
Nas visitas aos serviços de administração central das escolas de Brockton e o centro de registo dos alunos, segundo o director, a preocupação maior levantada relaciona-se com a documentação dos alunos cabo-verdianos já que os certificados e curriculum de Cabo Verde não são suficientes para avaliar e integrar os alunos de Cabo Verde na realidade americana.
Para resolver esta questão, a delegação está na posse de um modelo de documentação específico para os Estados Unidos que passará a ser emitido em Cabo Verde para todos os alunos que pretendem continuar estudos naquele país.
Disse ainda que além do centro de inovação há outros projectos que podem ser desenvolvidos contando com a parceria da BSU, tendo esta instituição confirmado o financiamento de uma sala de música e actualização dos equipamentos da sala informática do bloco do meio da Escola Secundaria Dr. Teixeira de Sousa.
A deslocação da delegação enquadrou-se no protocolo de amizade celebrado há vários anos em que um grupo de professores da Bridgewater State University visitam a escola secundaria no sentido de conhecer o sistema, funcionamento das aulas, praticas pedagógicas e desenvolvimento de actividades extracurriculares, como forma de estreitar parcerias e intercâmbios que são fontes de conhecimento, através de trocas de experiencias, formação humana e desenvolvimento de novos horizontes.
Inforpress/Fim