sábado, 20 abril 2024

N Notícias

Criador de Cabeça do Monte mostra-se preocupado com morte repentina do seu rebanho de cabra

Um criador de cabra da localidade de Cabeça do Monte, no município de São Filipe, mostra-se preocupado com a morte repentina do seu rebanho que tem registado nos últimos tempos.

O criador João Cardoso disse à Inforpress que há alguns meses que se verifica a morte de cabras nesta localidade e noutras próximas de Cabeça do Monte e apesar de ter comunicado a ocorrência ao Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), ainda não foi possível identificar as causas da mortandade.

Segundo o mesmo, um criador da localidade já perdeu quase a totalidade do seu rebanho e o próprio tem perdido nos últimos dias parte significativa da sua criação de cabras, e só na última quinta-feira perdeu mais quatro cabeças.

João Cardoso disse ainda que a veterinária do MAA o aconselhou a não alimentar as cabras com o milho e para adicionar babosa na água, mas este é de opinião que o Ministério devia proceder à recolha de amostras para análises laboratoriais que permitissem identificar as razões, porque, explicou, o procedimento na alimentação e distribuição de água é o mesmo que praticava anteriormente.

A veterinária da delegação do Fogo do MAA, Janice Silva, contactada pela Inforpress disse que não existe nenhuma doença em particular que afecta os animais (cabras) e que os mesmos estão a morrer devido a problemas de indigestão por excesso de milho e falta de cuidados, e que apesar de ter aconselhado aos criadores a diminuírem a quantidade de milho e a utilizarem mais o pasto, estes continuam a não absorver.

Outro problema, segundo a veterinária, prende-se com a não desparasitação dos animais, observando que a regra é para realização de duas sessões de desparasitação por ano e que muitos fazem uma vez ou não acatam os aconselhamentos dos técnicos.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)