O presidente da câmara dos Mosteiros, que se encontra de visita a Portugal, no quadro da cooperação descentralizada, analisou terça-feira com o seu homologo de Leiria a retoma do protocolo de cooperação e troca de boas práticas.
O protocolo de cooperação e troca de boas práticas, abrangendo várias áreas de cooperação descentralizada, foi assinado em 2015 entre os presidentes dos municípios da região Fogo/Brava e das câmaras municipais que integram a Comunidade Intermunicipal de Leiria.
O protocolo abrange sectores de agro-negócio, turismo, actividades criativas, educação, formação, cultura, intermunicipalismo, desporto e tem por objectivo reforçar as relações socioculturais e económicas entre as duas regiões e rentabilizar os recursos visando o
desenvolvimento.
Segundo o presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Carlos Fernandinho Teixeira, há “toda a abertura” para dar corpo a uma “nova filosofia” de cooperação intermunicipal tornando-a “mais densa”.
Carlos Fernandinho assinou igualmente um acordo de cooperação com o Instituto Politécnico de Leiria, abrangendo o intercâmbio de bibliografia técnica, científica e pedagógica, mobilidade de estudantes, técnicos e docentes, desenvolvimento de projectos e estudos, actualização do pessoal docente, técnico e administrativo, realização de eventos, e prestação de serviços, de entre outras actividades.
No quadro do acordo, a Instituto Politécnico de Leiria concederá aos alunos do município dos Mosteiros dez vagas por ano com isenção da taxa de matrícula e redução em 50 por cento (%) do valor da propina.
Além de Leiria, Carlos Fernandinho Teixeira e a vereadora da Educação, Equidade e Acção Comunitária, Maria Veiga, visitam também os municípios de Bragança, Ansião, Entroncamento e Azambuja, assim como passagem por Lisboa e Amadora, no quadro de contactos para reforço da cooperação descentralizada.
Inforpress/Fim