Um incêndio que se deflagrou hoje na localidade de Fonte Galinha, parte baixa de Espigão, no município de Santa Catarina do Fogo, provocou alguns danos na área de agricultura e de recolha de pasto para animais.
O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, que se deslocou a meio da manhã de hoje à área afectada, contactado telefonicamente pela Inforpress, disse que o incêndio, que por volta das 13:00 estava praticamente controlado, consumiu uma área de mais de quatro mil metros quadrados de terrenos agrícolas e baldios, destruindo cultura de feijões e pasto.
Segundo o mesmo, “tudo leva a crer” de que o incêndio foi provocado por um indivíduo do sexo masculino, já identificado, que procedia a limpeza do campo agrícola e que depois de perder o controlo do fogo fugiu da localidade, observando que o mesmo será notificado pelas autoridades para apurar se ele é na realidade o autor do caso.
Alberto Nunes afirmou que, graças a pronta intervenção dos elementos que integram o corpo de bombeiros voluntários do município, já que o incêndio que se deflagrou numa área sem acesso a viaturas, conseguiu-se controlar o mesmo, apesar do vento que se fazia sentir, observando que “valeu a pena” a criação do corpo voluntário de bombeiros.
“Graças à pronta intervenção do serviço municipal de protecção civil o incêndio não ganhou maior dimensão e não atingiu a zona de fruteira, o que poderia causar prejuízos ainda mais avultados”, concretizou o autarca.
Inforpress/Fim