Um grupo de especialistas egípcios do St. Paul Medical Services que presta cuidados médicos a pacientes privados através de uma rede global, chega sexta-feira à ilha para durante uma semana apoiar o hospital na realização de consultas de especialidade.
A vinda dos profissionais voluntários do St. Paul Medical Services, uma organização internacional de caridade fundada pela Igreja Copta Ortodoxa com finalidade de prestar cuidados médicos e medicamentos para a comunidade carente, inscreve-se no protocolo existente entre esta organização e o hospital regional, e frequentemente esta instituição realiza missão à região sanitária Fogo/Brava.
Esta missão é integrada por vários especialistas, alguns dos quais constituem novidade, como cirurgião vascular, mas também cirurgião geral, anestesista, estomatologista, cardiologista, farmacêutico e radiologista, segundo o director do hospital regional “São Francisco de Assis”, Evandro Monteiro.
As consultas das várias especialidades decorrem entre os dias 21 e 25 de Janeiro no hospital regional.
O director do hospital encontra-se na ilha Brava, juntamente com outros técnicos/especialistas, para uma visita que se inscreve no âmbito das actividades da Região Sanitária Fogo/Brava, em que se prevê deslocação mensal de todos os serviços de hospital no sentido de sua descentralização.
Além do director do hospital, que é cirurgião, encontra-se na ilha Brava, especialistas das áreas de radiologia, pediatria e ginecologia-obstetrícia, sendo que a próxima deslocação vai contemplar as áreas de psiquiatria, anestesia e psicologia.
Inforpress/Fim