A Agência Cabo-verdiana de Notícias – Inforpress e as congéneres africanas vão a partir de hoje e durante três anos partilhar conteúdos informativos, bem como troca de fotografias e documentos sem compensação financeira.
Para o efeito, a gestora executiva da Inforpress, Jacqueline Carvalho, assinou hoje quatro protocolos de cooperação com as agências de notícias de Angola (ANGOP), da Nigéria(NAN), da Costa do Marfim (AIP) e do Senegal (APS), em Rabat (Marrocos).
No que refere à troca de conteúdos, as agências darão preferência, em relação aos eventos ocorridos, por exemplo no Senegal e em Cabo Verde, às informações fornecidas por qualquer das agências.
“No uso das informações fornecidas, cada agência compromete-se a não omitir ou distorcer o seu conteúdo fundamental ou significado e nem a referência à fonte. Em caso de comentário ou modificação, a agência fonte da informação não pode ser responsabilizada”, lê-se no documento.
As partes comprometem-se a fornecer, tanto quanto possível, facilidades e assistência aos seus enviados especiais e aos seus correspondentes.
No quadro da cooperação profissional, as agências esforçar-se-ão por responder favoravelmente aos pedidos recíprocos de serviços adicionais não previstos no presente acordo.
Ainda no âmbito deste protocolo, as agências concordaram em ampliar a cooperação, promover trocas de experiências e de formação no domínio jornalístico, técnico, administrativo e financeiro.
“Esses protocolos visam fortalecer a cooperação Sul-Sul e possibilitar à Inforpress o acesso a notícias produzidas por agências africanas”, disse a gestora da Inforpress.
Estes protocolos foram rubricados no âmbito da 4ª Assembleia da Federação Atlântica das Agências de Notícias Africanas (FAAPA, na sua sigla em francês), que está a decorrer desde quinta-feira em Rabat.
No quadro da Assembleia, procedeu-se hoje à apresentação do relatório da 6ª Reunião do Conselho Executivo realizada em Brazzaville, apresentação do relatório e estatísticas do website da FAAPA, apresentação do relatório financeiro, apresentação do plano de actividades 2019-2020, entre outros pontos.
Ainda na quarta Assembleia da FAAPA, de cujo conselho executivo a Inforpress faz parte, foi entregue um cheque de mil dólares para o jornalista da Agência de Notícias do Senegal que venceu o prémio de melhor artigo 2018, enquanto o fotógrafo da Agência de Notícias de Burkina Faso conquistou o prémio de melhor fotografia e levou também um cheque de mil dólares.
Inforpress/Fim