A Comissão Regional de Parceiros (CRP), através do Projecto de Oportunidades Socioeconómicas no Meio Rural (POSER), entregou, na passada terça-feira, sete motores para embarcações de pescas a sete pescadores da comunidade piscatória de Relva, zona sul dos Mosteiros.
O gestor do programa na ilha do Fogo, Elias Montrond, disse à Inforpress que os sete motores têm uma potência de oito cavalos e representam um investimento superior a um milhão e 500 mil escudos.
Com a entrega dos motores, todas as embarcações de pescas da comunidade de Relva, uma das principais comunidades piscatórias do município dos Mosteiros, passam a funcionar a motor, deixando assim os pescadores desta localidade de utilizar os remos na faina agrícola.
Segundo o gestor do programa, a CRP dispõe de um levantamento dos pescadores da ilha que necessitam de apoios e no quadro do programa vão ser contemplados no futuro.
No domínio de agricultura, outro sector de actividade em que o programa tem tido intervenção, e depois de financiar a execução de um furo de prospecção de água para agricultura no sítio de Ilhéu de Pena (Djéu di Pena) e do seu equipamento e de mais um furo, para aumentar a disponibilidade de água para as parcelas irrigadas entre Brandão e Fonte Aleixo e a sua extensão de Fonte Aleixo até Roçadas, a CRP já dispõe de caderno de encargo para lançamento do concurso para selecção de empresa para executar o projecto de automação do sistema de água para rega.
O projecto de automação do sistema de exploração e fornecimento de água para agricultura será semelhante daquilo que passa com a empresa Águabrava e representa um financiamento na ordem dos 60 mil contos.
O concurso para selecção de empresa para a execução do projecto acontece a partir de segunda-feira, 06 de Agosto, segundo Elias Montrond.
Com Inforpress