quarta-feira, 24 abril 2024

N Notícias

Troço de estrada de Sumbango vai ser liberado provisoriamente entre 10 e 15 de Agosto – edil

O troço de estrada nacional EN1-FG01, de Sumbango, interditado há um mês e meio, vai ser liberado provisoriamente entre 10 e 15 de Agosto, altura da celebração do Dia do Município dos Mosteiros e da sua Santa Padroeira.

A garantia foi dada por uma equipa técnica do Instituto de Estradas que na terça-feira visitou o local para se inteirar dos trabalhos para a desobstrução do troço de estrada nacional EN1-FG01, de Sumbango, ilha do Fogo, iniciada a 14 de Julho com a chegada de uma máquina pesada apropriada para este tipo de intervenção.

O edil substituto dos Mosteiros, Jaime Monteiro Júnior, que acompanhou a equipa técnica do Instituto de Estradas juntamente com os técnicos da empresa que está a efectuar os trabalhos de remoção dos materiais provocados com o “movimento de massa complexo”, também designado de desabamento de rocha, disse que a equipa garantiu que vai liberar de forma provisória o troço para a circulação entre os dias 10 e 15 de Agosto, período de maior movimentação no quadro dessas festas.

Segundo o mesmo, o troço de estrada voltará a ser interditada a partir do dia 16 de Agosto para dar continuidade aos trabalhos de desobstrução daquele troço de estrada que liga a parte do litoral do município dos Mosteiros à sua zona norte, assim como os Mosteiros a São Filipe, via norte.

Os trabalhos começaram na “crista” do talude para de forma programada provocar a queda da rocha e blocos instáveis, observando todos os requisitos de segurança, para depois fazer a intervenção na plataforma e a sua limpeza, sendo que a ideia é limpar o talude em toda a sua extensão de modo a garantir a segurança na circulação após o fim da sua interdição.

Desde 15 de Junho que a circulação São Filipe/Mosteiros via norte está bloqueada e desde esta data a população da zona norte dos Mosteiros, nomeadamente Atalaia, Ribeira do Ilhéu, Aldeia e Rocha Fora tem utilizado caminho vicinal de Fajãzinha para chegar à zona baixa e centro do município dos Mosteiros e por estar na época das chuvas a população mostra-se preocupada com a situação.

O programa das festividades do Dia do Município dos Mosteiros e da sua Santa Padroeira, Nossa Senhora da Ajuda, decorre entre os dias 08 e 15 de Agosto e esta quarta-feira, 01 de Agosto, o presidente da comissão das festas, o vereador Fábio Vieira, dará a conhecer, numa conferência de imprensa a programação, o orçamento e principais artistas e actividades programadas.

Com Inforpress

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)