quinta-feira, 28 março 2024

N Notícias

MAA “socializa” com instituições critérios de atribuição de sementes

A delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) promoveu encontros nos três municípios com as câmaras, comissões de zona e associações para socializar os critérios de selecção dos beneficiários a serem contemplados com sementes de culturais pluviais.

Como a campanha agrícola do ano passado se caracterizou por uma produção quase nula, em alguns estratos climáticos, as famílias afectadas poderão ter dificuldades de acesso a sementes para o ano agrícola que se avizinha, o MAA tem em curso um processo de aquisição e distribuição de sementes das principais culturas pluviais para os agricultores mais vulneráveis no âmbito do programa de emergência para mitigação da seca e do mau ano agrícola (PEMSMAA).

Através da aquisição de sementes, o ministério pretende disponibilizar aos agricultores sementes das principais culturas pluviais como milho e feijões e, para que a distribuição seja o mais transparente possível, atingindo os que realmente precisam desta ajuda a delegação do MAA promoveu os encontros.

Com a socialização dos critérios, a delegação do MAA solicitou estas instituições a colaborarem na selecção dos beneficiários, que tem de ser uma pessoa que exerce a actividades agrícola pluvial como actividade económica principal e que não dispõe de sementes que lhe garanta retomar os meios de produção.

Além disso, para ser contemplado, existem outros critérios como sejam, o beneficiário não pode dispor de recursos financeiros que lhe permita adquirir sementes, a parcela a cultivar deve estar situada em estrato climático semiárido, sub-húmido ou húmido e nunca no estrato árido e prioritariamente em localidades onde a produção do ano passado foi nula.

Igualmente, devem ser privilegiadas famílias chefiadas por mulher ou jovem e famílias numerosas, as famílias que não recebem apoios de outros programas de assistência com mesmo objectivo e não contempla também o agricultor que trabalha em regime de parceria e que o proprietário da terra disponha de sementes para o efeito.

Segundo uma nota do MAA, o processo de aquisição de sementes terá lugar nas ilhas do Fogo, Santiago, São Nicolau e Santo Antão, mas serão distribuídas em todas as ilhas.

Com relação ao salvamento de gado, a delegação do MAA iniciou, na semana passada, a segunda ronda de distribuição de vales-cheque aos criadores da ilha, sendo que o valor da bonificação de ração e palha foi aumentada para 30 por cento (%) a nível nacional, com exceção da ilha do Maio cujo aumento foi de 40%.

Em várias localidades da ilha do Fogo, sobretudo nas zonas tradicionalmente agrícolas, os camponeses estão a preparar a faina agrícola com a preparação/limpeza do campo e abertura de covas para as sementeiras assim que venha a registar chuvas em quantidade suficiente para fazer germinar as sementes.

Com Inforpress

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)