sexta-feira, 29 março 2024

N Notícias

Presidente da República diz que não se pode adiar mais a resolução do problema de evacuações interilhas

O Presidente da República defendeu, numa publicação na sua página do Facebook, que uma solução para o problema de evacuações interilhas de doente precisa de ser encontrada “sem mais demoras” e “com urgência”.

Jorge Carlos Fonseca fez essas declarações, no domingo, ao tomar conhecimento do caso de uma jovem grávida que morreu, sábado, depois de ter tido sido evacuada da ilha da Boa Vista para o Sal numa embarcação por, supostamente, a companhia aérea Binter Cabo Verde ter-lhe recusado transporte.

“O que aconteceu na Boa Vista, independentemente dos contornos precisos dos factos e do apuramento rigoroso e atempado do acontecido, é lastimável e de muita gravidade”, escreveu Jorge Carlos Fonseca.

O chefe de Estado afirmou ainda que, “não sendo um caso único, deve merecer uma atenção particular da parte do Governo” e que “uma solução precisa de ser encontrada sem mais demoras, com urgência. Seja ela definitiva – o que pode levar tempo -, seja transitória (pela via de acordos com a empresa de aviação)”.

Para Jorge Carlos Fonseca, tratando-se de questão que é atinente à vida de pessoas, “a solução deve ser encontrada rapidamente, para evitar repetição de situações verdadeiramente irrazoáveis”. “Não se pode adiar mais”, frisou.

“Já abordáramos o problema com o Governo algumas vezes e por diferentes vias no sentido atrás recortado. Desde o início, desde a verificação do primeiro caso. Dentro do que cabe ao Presidente da República, voltaremos a agir para que o problema se resolva de uma forma adequada, eficiente e urgente. Será uma prioridade máxima para nós, como, aliás, tem sido, como referimos atrás”, prosseguiu o mais alto magistrado da nação, antes de endereçar as condolências aos familiares da vítima.

De acordo com algumas fontes a Binter emitiu um comunicado em que a dada altura diz que “a responsabilidade das evacuações corresponde ao Governo de Cabo Verde, ao INPS e ao Ministério de Saúde já que a Binter CV só tem autorização da AAC para o transporte de passageiros e de carga”.

Além disso, a empresa diz que os aviões a serem utilizados para estas situações deveriam ser específicos, com equipamento médico, “isto é, aviões ambulância ou helicópteros, tal como se faz em outros territórios compostos por ilhas”.

“Relembramos que os aviões da Binter CV são aviões apenas preparados para o transporte regular de passageiros”, acrescenta.

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)