sábado, 20 abril 2024

N Notícias

Maioria da população cabo-verdiana convive com a bactéria Helicobacter pylori – estudo

A maioria da população   convive com a bactéria Helicobacter pylori (H. pylory) apontou um estudo sobre a prevalência dessa infecção, que vinha sendo efectuado desde 2016, apresentado hoje, na Cidade da Praia.

O H. pylori  é uma bactéria encontrada na mucosa do estômago e que pode causar gastrites, úlceras e até câncer gástrico.h pylori 23688 l

Calcula-se que o H. pylori esteja presente em pelo menos metade da população mundial.

O estudo foi apresentado pela coordenadora do projecto, Iniza Araújo, no âmbito da 2ª Jornada Científica em Biologia & Saúde realizada na Cidade da Praia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV,   em parceria  a   “ANCoVer Network”.

Esse projecto tem por objectivo estabelecer um grupo de trabalho multidisciplinar para avaliar o aparecimento e disseminação da resistência a antimicrobianos em Cabo Verde.

Segundo  a coordenadora Iniza Araújo, os  resultados desse estudo vão ser utilizados em outros estudos a nível de biologia molecular e da microbiologia, assim  como colaborar no Sistema Nacional de Saúde (SNS), a nível de  na prevenção,   controlo e  a  disseminação   dessa  infecção e as suas patologias.

No entanto, disse que apesar desse resultado a situação “não é alarmante”, embora a maioria da população seja “assintomática”, ou seja  que o paciente é portador de uma doença ou infecção mas não exibe sintomas.

Esclareceu, entretanto, que embora ainda não sejam conhecidas as causas de transmissão dessa bactéria, há a garantia de que são transmissíveis, por isso, segundo Iniza Araújo, a necessidade de um estudo permanente dessa infecção bacteriana.

A responsável informou que a amostra do estudo abarcou uma faixa etária da população acima dos 24 anos, que apresentou alguns sintomas ligados ao estômago.

As análises, acrescentou a mesma fonte, foram feita na Cidade da Praia, designadamente nos centros de Ponta de Água e Tira Chapéu, no Hospital Agostinho Neto, na Universidade de Cabo Verde e em algumas clínicas privadas.

A 2ª Jornada Científica em Biologia e Saúde, especialmente dirigida aos profissionais da área da saúde (humana, agrícola, veterinária e pública), docentes investigadores nacionais e internacionais, assim como estudantes das áreas da biologia e saúde, vai explorar diversos aspectos relacionados com a resistência a antibióticos em Cabo Verde.

Com Inforpress

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)