Uma equipa conjunta do Instituto de Estradas (IE) e da empresa responsável pela manutenção das estradas nacionais no Fogo vai avaliar quinta-feira o troço de estrada nacional EN1-FG01 de Sumbango, que liga Mosteiros a São Filipe, via norte.
A equipa, que chega hoje à ilha do Fogo, vai analisar a situação técnica do troço de estrada, que encontra-se fechada ao trânsito desde sexta-feira, 15, na sequência de desabamento de rochas, para encontrar possíveis alternativas.
Um técnico do IE, confirmou a deslocação da equipa ao local para avaliação da situação, anotando que ainda é prematuro pronunciar sobre possíveis medidas.
O troço de estrada nacional de Sumbango, que dá acesso à zona norte do município dos Mosteiros e que liga este ao de São Filipe, via norte, registou semana passada, desabamentos de rochas.
Grande quantidade de pedras e escombros obstruíram a via e provocaram danos na rede de electricidade, conduta de água e danificação de pocilgas e campos de cultivo na zona de Murro.
O desabamento de rochas, que iniciou na primeira quinzena de Abril, intensificou-se nos últimos dias e há mais de um mês que há registos frequentes de queda de pedras, o que levou o edil, Carlos Fernandinho Teixeira, a pedir uma “intervenção estruturante” no troço de estrada.
Essa intervenção visa a estabilização e protecção do talude, já que informações dão conta que o maciço deste troço encontra-se fracturado e põe em perigo a vida das pessoas que circulam nesta via.
Com Inforpress