A Câmara Municipal dos Mosteiros já começou a dar os primeiros passos para criar as condições logísticas para apoiar os agricultores a implementar as sementeiras do próximo ano agrícola, disse o edil, Carlos Fernandinho Teixeira.
Em declarações à Inforpress, o autarca explicou que a Câmara dispõe de um plano para os próximos cinco meses e visa apoiar os agricultores na aquisição de sementes para a próxima campanha agrícola, tendo em conta que no ano passado a produção foi fraca ou nula.
“No ano de 2017 não tivemos colheita e não há sementes, o que cria problemas para este ano, e a câmara tem que mobilizar sementes para disponibilizar aos agricultores”, lembrou, indicando que a câmara já começou a mobilizar recursos para que os agricultores tenham as condições necessárias para as sementeiras.
Além de sementes, a autarquia pretende apoiar os agricultores na aquisição de ferramentas agrícolas e de mudas de fruteiras para a próxima campanha agrícola que prevê intervenções nos domínios da pecuária e da horticultura.
Fernandinho Teixeira disse que a Câmara está a trabalhar com dois cenários; um é o da ocorrência de chuva, o que propiciará uma boa campanha em que se devem mobilizar os recursos e sementes para apoiar os agricultores; o outro é o de um ano e, nesse caso, há que estar-se preparado para intensificação da área irrigada de horticultura.
Este último cenário, segundo o autarca, passa pela mobilização dos recursos hídricos, o que é da competência do Governo, de forma a desenvolver a agricultura nas zonas baixas e altas através da rega de compensação, e aumentar a área de produção de fruteira, além da criação de emprego público.
O plano da Câmara Municipal dos Mosteiros prevê ainda a realização de uma campanha de reflorestação em todo o território municipal, sobretudo nas zonas intermédias e altas dos Mosteiros.
Com Inforpress