sexta-feira, 29 março 2024

N Notícias

Mosteiros continua parcialmente isolado com a via de Sumbango impedida na sequência de desabamento de rochas

O município dos Mosteiros continua parcialmente isolado, com o troço de estrada nacional EN1-FG01, de Sumbango, que liga o litoral a norte dos Mosteiros, e ao município de São Filipe, via norte, intransitável devido ao desabamento de rochas.

Depois da queda de rochas na sexta-feira de manhã, no sábado voltou a registar-se a queda de pedras e outros materiais nesta via, ainda de madrugada e durante todo o dia, aumentando assim a quantidade de material a ser removido, tendo o edil local, Carlos Fernandinho Teixeira, afirmado que ainda não há uma previsão para a retoma da circulação neste troço.

O desabamento de sábado levou parte dos cabos de electricidade e deixou o município durante várias horas sem energia eléctrica, tendo a empresa de electricidade, Electra, restabelecido o fornecimento de energia via sul, ao mesmo tempo que colocou uma equipa no terreno a reparar os estragos.

Igualmente parte de conduta de água para rega foi atingida e a dimensão do desabamento é tal que as autoridades estão preocupados com as pessoas que moram a umas dezenas de metros mais abaixo.

O comandante regional do serviço de Protecção Civil, Edson Alfama, que se deslocou na sexta-feira e sábado ao local, disse que a questão de segurança está sendo equacionada com a presença de Policia Nacional, que está também a sensibilizar as pessoas para os cuidados na circulação nesta via e a utilização de caminhos alternativos.

O edil, Carlos Fernandinho Teixeira, defende a limpeza da parte a montante do troço, numa primeira fase e, posteriormente, equacionar as alternativas para a resolução da via e apontou algumas opções que podem passar pela construção de uma espécie de terraço ao longo da via.

O autarca lembrou que no quadro da construção da estrada circular do Fogo ou anel rodoviário como era conhecido, estava prevista a construção de um túnel de passagem para evitar que a queda das pedras pudessem deixar isolado o município, assim como um outro estudo feito pelo anterior Governo para resolver esta situação.

Este domingo ainda não era possível circular nesta via para a parte norte do município dos Mosteiros, sendo que a ligação entre Mosteiros e São Filipe vem sendo feito via sul, com passagem pelo município de Santa Catarina do Fogo, num troço cujo piso não se encontra nas melhores condições.

Com Inforpress

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)