As obras da construção do troço de estrada Cova Tina, Portela e Bangaeira, em Chã das Caldeiras, podem iniciar-se na próxima semana, dependendo apenas da resposta do Instituto de Estradas, disse o presidente da Câmara, Alberto Nunes.
Segundo o autarca, a fiscalização das obras vai ser assegurada pela Câmara de Santa Catarina, indicando que já teve um encontro de trabalho com o engenheiro da empresa responsável pela execução dos trabalhos, tendo este garantido já ter efectuado todo o levantamento do traçado.
Alberto Nunes afirma que o trabalho já foi encaminhado para o Instituto de Estradas e que a empresa aguarda a resposta do IE e do Parque Natural para arrancar com as obras.
“Se houver respostas, existem condições para arrancar os trabalhos a partir da próxima semana”, disse o autarca, explicando que os recursos para o início das obras estão assegurados e que a empresa já tem no local uma máquina pesada que vai ser utilizada na construção da estrada.
O troço entre Cova Tina e Bangaeira, passando por Portela, tem uma extensão de cerca de 12 quilómetros e vai praticamente seguir o traçado do troço de terra batida que vem sendo utilizado desde a erupção vulcânica de 23 de Novembro de 2014. Nessa ocasião foi destruído o acesso a Chã das Caldeiras. A obra representa agora um investimento na ordem dos 106 mil contos.
A sua execução vai melhorar o acesso à localidade turística de Chã das Caldeiras, contribuindo assim para uma melhor circulação de pessoas e bens, imprimindo uma maior dinâmica ao sector do turismo e melhorando o escoamento dos produtos agrícolas de acordo com as reivindicações dos moradores de Chã e dos que utilizam a via, desde a última erupção.
Além do troço Cova Tina/Portela/Bangaeira, a ligação entre Piorno e Campanas de Cima (saída via norte) também consta do pacote de projectos para Chã das Caldeiras, devendo o concurso para a sua adjudicação ser lançado dentro de pouco tempo.
Com Inforpress