A Câmara Municipal dos Mosteiros, através do pelouro da Juventude, Formação e Desenvolvimento Económico, anuncia concurso para candidatura às vagas para ensino superior e profissional, disponibilizadas pelos institutos politécnicos de Bragança e Leiria (Portugal) no ano lectivo 2018/2019.
O concurso decorre até o final de Junho e, além do formulário disponível na câmara municipal, os estudantes interessados terão de entregar outros documentos necessários como sejam o certificado de habilitações literárias e curriculum vitae.
O vereador da Juventude, Formação e Desenvolvimento Económico, Fábio Vieira, disse que as vagas são ilimitadas quer para Bragança como para Leiria e destinam-se à formação superior e formação técnico-profissional (dois anos) nas áreas ministradas pelos dois estabelecimentos de ensino, indicando que a edilidade está apenas a intermediar o processo e que as despesas relativas à deslocação e formação serão suportadas pelos próprios candidatos.
A disponibilização de vagas pelos institutos inscreve-se no quadro da cooperação existente entre os dois estabelecimentos de ensino em Portugal e a edilidade dos Mosteiros, sendo que com o politécnico de Bragança o protocolo foi celebrado há pouco mais de dois anos.
O politécnico de Bragança ministra formação em algumas áreas como agricultura, desenvolvimento industrial, turismo, sectores que o município dos Mosteiros tem alguma potencialidade.
Além dos Mosteiros, o Instituto Politécnico de Bragança tem relações de cooperação com os outros municípios da região Fogo e Brava.
Já com Leiria, os Mosteiros, juntamente com os outros três municípios das ilhas do Fogo e da Brava celebrou há três anos um protocolo de cooperação e troca de boas práticas, abrangendo sectores de agro-negócio, turismo, actividades criativas, educação, formação, cultura, intermunicipalismo, desporto.
Na sequência do protocolo, o Instituto Politécnico de Leiria disponibiliza aos municípios da região 13 bolsas de estudo, sendo 04 para São Filipe e 03 para Santa Catarina e Mosteiros (Fogo) e Brava, e, segundo o vereador Fábio Vieira, as três bolsas são para estudantes com média superior a 14 valores e ainda o protocolo continua a vigorar.
Com Inforpress