A primeira pedra das obras de requalificação da rua pedonal, na cidade de Igreja, Mosteiros, é lançada esta quarta-feira, marcando de forma simbólica o arranque dos trabalhos
A requalificação dessa rua histórica, principalmente no domínio do comércio, e a sua transformação numa pedonal, inscreve-se na primeira fase da requalificação da orla marítima da cidade de Igreja (Mosteiros), e está orçada em cerca de cinco mil contos, devendo ficar concluída antes das festas do dia do município dos Mosteiros que se celebra a 15 de Agosto.
Os responsáveis acreditam que as obras da requalificação urbana vão trazer ganhos económico e social para o município, e espera-se que o pedonal valorize o centro da cidade, através da sua transformação num ponto de interesse turístico, onde se pode realizar várias actividades, dispondo inclusive de um centro municipal de informação turística.
A primeira fase de requalificação da orla marítima da cidade de Igreja inclui a reconstrução da casa dos pescadores e o arranjo do arrastador de bote de praia Lantcha.
As obras deverão custar mais de 14 mil contos, sendo que o projecto enquadra-se no programa Plataformas para o Desenvolvimento local e os Objectivos 20/30 em Cabo Verde, e contará com o co-financiamento do Sistema das Nações Unidas, no montante de 30 mil dólares, cerca de 2.800 contos, devendo a parte restante ser mobilizada junto de outros parceiros como os Fundos do Turismo e do Ambiente.
Além do lançamento da primeira pedra da requalificação da rua pedonal, a edilidade dos Mosteiros procede esta quarta-feira à entrega formal de mais três moradias a igual número de famílias de baixa renda, na localidade de Murro.
A reabilitação das casas custou cerca de mil e 500 contos, e foi financiada pelo tesouro municipal e pelo Ministério das Infra-estruturas, através do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA).
Com Inforpress