quinta-feira, 28 março 2024

N Notícias

Santa Catarina acolhe fórum “Pensar educação no século XXI, desafios globais, soluções locais”

O município de Santa Catarina do Fogo vai ser palco no próximo dia 14, do fórum “Pensar educação no século XXI, desafios globais soluções locais” promovido pela Universidade de Santiago (US) no quadro do programa “Rotas do Arquipélago”.

O edil de Santa Catarina, Alberto Nunes, que é professor de história, disse à Inforpress que no fórum espera-se a participação de cerca de oito dezenas de professores da ilha, professores universitários e estudantes para durante o dia debater a problemática de educação na actualidade, assim como os desafios que se colocam e as soluções.

Além da participação da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, o fórum que se inscreve no programa da nona edição do “Rotas do Arquipélago”, conta com a presença do secretário de Estado da Educação, Amadeu Cruz.

A nona edição do programa “Rotas do Arquipélago”, que é uma extensão universitária e que possibilita uma interacção muito estreita entre a comunidade académica e a sociedade, decorre entre os dias 13 e 20 de Maio nos três municípios da ilha do Fogo, com realização de actividades de carácter sociocultural, de voluntariado, sendo que as actividades envolverão sessões formvas.

Além do fórum “Pensar educação no século XXI, desafios globais soluções locais” que tem como palco o município de Santa Catarina, prevê-se a realização de um fórum em São Filipe sobre o tema “Turismo sustentável na região Fogo e Brava” e um terceiro no município dos Mosteiros sobre a saúde.

O programa prevê também acções formativas a nível de suporte básico de vida, realização de feira de profissões, programas de sensibilização, programas de formação ao nível de protocolo e atendimento ao público, gestão de pequenos negócios, empreendedorismo, segurança digital, assim como um leque de actividades em prol dos jovens e das instituições.

Há sensivelmente um mês uma equipa da Universidade de Santiago (US) chefiada pelo seu reitor, Gabriel Fernandes esteve de visita à ilha do Fogo para preparar a realização da nona edição do programa “Rotas do Arquipélago”.

Com Inforpress

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)