terça-feira, 23 abril 2024

N Notícias

Nhanha, mulher mais idosa da ilha morre aos 112 anos

Maria Veiga Amado, tida como a mulher mais velha da ilha do Fogo, faleceu este domingo, aos 112 anos de idade, na cidade de São Filipe, onde residia há vários anos.

Conhecida popularmente por “Nhanhá de n’Notoni”, Maria Veiga Amado nasceu a 09 de Outubro de 1905, em Piquinho, zona centro da ilha, a menos de 10 quilómetros da cidade de São Filipe (Bila Riba), onde faleceu, a cinco meses de completar os 113 anos.

Nhanhá terá deixado seis filhos, 23 netos, 63 bisnetos e 33 trinetos, sendo que a filha mais velha conta com 84 anos e a mais nova 67 anos.

No espaço de duas semanas a cidade de São Filipe perdeu três figuras: primeiro foi o enfermeiro Rolando Lima Barber, “Senhor Zuca”, depois a professora Nerina Barbosa Correia, cujo nome emprestou ao Centro de Dia do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), e agora “Nhanhá”.

Á família enlutada o Portal do Fogo apresenta os mais sentidos pêsames.

Com Inforpress

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)