quinta-feira, 28 março 2024

N Notícias

Ansião reafirma geminação com Mosteiros e equaciona alargar áreas de cooperação

O município português de Ansião reafirma a geminação celebrada com Mosteiros em 2015 e equaciona alargar as áreas de cooperação, disse António José Vicente Domingues, que nos Mosteiros participou na quinta edição do “Fogo Coffee Fest”.

O presidente do município de Ansião, que chefiou uma delegação integrada por 10 pessoas, assegurou que veio reafirmar a geminação entre Ansião e Mosteiros e “reafirma-la naquilo que é amizade e cooperação institucional”.

“Queremos e sentimos que é possível levar mais longe a geminação entre os dois municípios e que ela não fica numa mera plataforma institucional, mas que possa extravasar para outros domínios como educação, desenvolvimento rural, cooperação no domínio de ensino e formação profissional, associativismo, mas também o desporto e a música”, afirmou António Domingues.

O autarca salientou que após a sua eleição no ano passado para presidir o município de Ansião, um dos objectivos foi fazer esta ligação aos Mosteiros porque os dois municípios têm condições para estabelecer e reforçar esta cooperação.

Acrescentou que a participação da delegação nesta edição do “Fogo Coffee Fest” também foi para responder a um convite formulado pelo edil Carlos Fernandinho Teixeira no final do ano passado, durante a sua passagem por Ansião.

“Há um grande potencial agrícola nos Mosteiros e, prova disso, é o delicioso café”, assegurou o autarca português indicando que o seu município vai apoiar Mosteiros a potenciar esta e outras áreas, razão pela qual enviou, no início deste mês, via marítima, um contentor com utensílios e ferramentas agrícolas, sementes, computadores para escolas e livros para biblioteca.

“A partir deste momento estamos em condições de reforçar esta parceria”, advogou António Domingues, para quem o reforço desta parceria poderá traduzir no envio de mais materiais que podem ser importantes para o desenvolvimento agrícola dos Mosteiros.

A delegação de Ansião, segundo o seu presidente, “leva gravado na memória e no coração toda a amizade, simpatia e hospitalidade do povo dos Mosteiros, mas também as paisagens belíssimas que conheceu”.

António Domingues considera que a geminação tem sido “positiva” e há vontade de continuar e reforçar as parcerias.

Durante a visita, a delegação portuguesa, que integra o presidente de uma cooperativa, responsável de associação empresarial, do sector da educação, realizou sábado encontros separados com responsáveis do sector educativo e com operadores económicos dos Mosteiros para delinear possíveis áreas de cooperação.

A visita terminou com uma visita ao centro histórico da cidade de São Filipe.

Com Inforpress

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)