sábado, 20 abril 2024

N Notícias

Rede de protecção de muro nas imediações do porto de Vale dos Cavaleiros fragmenta-se e deixa pescadores expostos ao perigo

vale dos cavaleirosA rede metálica de protecção do rochedo situado na zona norte do porto de Vale dos Cavaleiros, nas imediações do cais de pesca, rompeu devido ao desabamento de rocha e deixa os pescadores e as suas embarcações expostos ao perigo.

A colocação da rede para proteger toda a rocha da parte norte do porto de Vale dos Cavaleiros aconteceu no início de 2014, aquando da inauguração da segunda fase da expansão e modernização dessa infra-estrutura portuária, ocorrida a 14 de Março de 2014.

Parte da rede não aguentou a força das pedras que desprenderam da rocha e acabou por ceder numa grande extensão, mesmo à frente do cais de pesca, no espaço muito frequentado pelos pescadores e onde estes costumam colocar as suas embarcações de boca aberta.

Alguns pescadores disseram à Inforpress que a situação constitui perigo para a classe e as suas embarcações e por isso solicitam a reposição do sistema de protecção, enquanto alguns apontam alguma deficiência na colocação da rede, facto que permitiu o seu rompimento.

Esta área do porto, apesar de dispor de praia balnear, não é muito frequentado pelos banhistas.

Outra questão que preocupa os pescadores e operadores de pesca é o assoreamento do arrastadouro de embarcações de pesca.

Os pescadores aguardam as intervenções prometidas há vários anos e que passam pela melhoria da rampa, da segurança, colocação de alguns equipamentos, nomeadamente de cabines individuais, local de tratamento de pescado, uma unidade de transformação e equipamento para produção de gelo no próprio cais, de entre outras.

Nestes dias, devido ao estado agitado do mar, os pescadores que têm a sua base logística no cais de pesca, estão, há uma semana, em terra, sem poder fazer-se ao mar.

Com Inforpress

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)