quinta-feira, 28 março 2024

N Notícias

Mosteiros: Autarquia celebra “Março mês das mulheres” com palestras sobre “papel das mães nas famílias e na sociedade”

O pelouro da acção social da Câmara Municipal dos Mosteiros celebra “Março mês das mulheres”, com a realização, entre os dias 02 e 23, de um ciclo de palestras sobre o “papel das mães nas famílias e na sociedade”.

Fonte da edilidade adiantou que a palestra vai ser realizada de forma descentralizada, cobrindo as zonas norte, sul, altas e litoral do município dos Mosteiros, sendo que a primeira sessão está agendada para o dia 02 de Março, na comunidade de Achada Grande, dedicada às mulheres da zona sul, que abarca os povoados de Corvo, Achada Grande e Relva.

Segundo a mesma fonte, posteriormente serão realizadas sessões na comunidade de Pai António, para as mulheres das zonas altas (Cova Feijoal, Cutelo Alto, Feijoal e Pai António), na de Ribeira do Ilhéu para as da zona norte (Atalaia, Ribeira do Ilhéu, Aldeia e Rocha Fora) e, por último , em Queimada Guincho, para as mães do litoral, cobrindo os povoados de Fajãzinha, Murro, Sumbango, Queimada Guincho, Igreja e Mosteiros Trás.

Além das palestras sobre “o papel das mães nas famílias e na sociedade”, a edilidade dos Mosteiros programou um conjunto de actividades dedicadas às mulheres e a serem implementadas ao longo do mês de Março.

A programação inclui uma visita, no dia 07 de Março, da presidente do Instituto Cabo-verdiano da Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), Rosana Almeida, no dia em que está prevista a realização de uma palestra com jovens rapazes sobre a “violência no namoro” e um diálogo aberto com meninas e mulheres sobre a gravidez na adolescência.

Para o Dia Internacional das Mulheres, 08 de Março, mulheres do município dos Mosteiros vão participar no acto central das comemorações dessa data que tem como palco a cidade de São Filipe, uma iniciativa do ICIEG, em parceria com as três câmaras municipais.

Já para o dia 25 de Março, está calendarizada a realização de uma assembleia das mulheres dos Mosteiros para a eleição da coordenadora local da Federação Cabo-verdiana de Mulheres, estando prevista, no dia 27, Dia da Mulher Cabo-verdiana, a realização de uma “tarde feminina”, no auditório Pedro Pires, contando com a participação de artistas locais.

Com Inforpress

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)