terça-feira, 23 abril 2024

N Notícias

Mosteiros/Dia do Município: Homenagens a antigo presidente e a activista desportivo, cultural e social marcam festividades

As homenagens ao antigo presidente da câmara de Mosteiros e deputado nacional, Carlos Fernandinho Teixeira, e ao activista desportivo, cultural e social Alírio Lopes de Pina, marcam as festividades do município de Mosteiros.

O vereador do Desporto, Cultura e Modernização Administrativa, Nelson Pires, disse à Inforpress que a ideia inicial era homenagear todos os antigos autarcas de Mosteiros, mas que por ocasião das festividades do Dia do Município, que decorrem de 11 a 15 de Agosto, depois de dois anos devido a pandemia, a autarquia optou por homenagear Carlos Fernandinho Teixeira.

Este antigo presidente da câmara nasceu a 12 de Fevereiro de 1960, com formação em Gestão de Desenvolvimento Local, Planeamento e Urbanismo, pela Universidade Aberta de Lisboa, antes de chegar à presidência da câmara foi professor do ensino básico e secundário com passagem pelas ilhas de São Nicolau e Brava e, de 1991 a 1994, no então ciclo preparatório, e de 1994 a 1999, na Escola Secundária de São Filipe.

Desempenhou as funções de deputado municipal do concelho do Fogo (1991/96) e, com a criação do município de Mosteiros, integrou a equipa local do PAICV que viria a vencer as primeiras eleições locais, em 1996, tendo sido eleito vereador.

Exerceu um mandato e meio como vereador (1996/2002), seguindo para a presidência, em substituição de Júlio Correia, cargo que mantém até 2020, tendo sido reeleito em 2004, 2008, 2012 e 2016, chegando a exercer a função de vice-presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), cargo que já tinha ocupado entre 2002 e 2004.

A autarquia de Mosteiros está a diligenciar no sentido da homenagem possa contar com a presença do homenageado que neste momento se encontra em tratamento médico em Portugal, mas tudo dependerá do seu estado de saúde.

Carlos Fernandinho Teixeira foi homenageado pelo antigo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, com a primeira classe de Medalha de Mérito pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos em prol do desenvolvimento do País.

Além de Carlos Fernandinho Teixeira, a autarquia mosteirense vai homenagear, a título póstumo, a figura “incontornável” do desporto, cultura e de acção social no município, Alírio Lopes de Pina, com atribuição do seu nome ao campo de Ribeira de Ilhéu.

A proposta da câmara de Mosteiros de atribuir o nome deste cidadão, desportista, activista cultural e social foi aprovada por unanimidade dos eleitos municipais numa das sessões da Assembleia Municipal, que, desta forma, “reconhece o legado deixado” pelo mesmo.

A homenagem, programada para o dia 11 de Agosto, consistirá numa concentração na residência do homenageado, seguida de uma arruada musical até ao campo de futebol onde decorrerá a cerimónia de inauguração dessa infra-estrutura desportiva com relva sintética, o segundo campo relvado de Mosteiros.

Um jogo de futebol entre as velhas glórias residentes e velhas glórias de Grito Povo, equipa fundada pelo homenageado, seguido da primeira edição da Taça Alírio Lopes de Pina, entre as equipas do Grito Povo e Cutelinho da comunidade emigrada nos Estados Unidos da América, e de uma gala de homenagem “Mosteiros canta Alírio”, são outros pontos do programa.

O vereador avançou que até o final do ano outras figuras serão homenageadas pela autarquia de Mosteiros.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)