quinta-feira, 28 março 2024

N Notícias

Mosteiros: Câmara indignada com o ministro da Saúde que em duas visitas à região não contactou a autarquia

 O presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, Fábio Vieira, manifestou-se, hoje, indignado pelo facto de o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, ter visitado a região Fogo/Brava sem agendar um encontro com a edilidade mosteirense.

“O ministro já esteve, no município de Mosteiros, por duas vezes e em nenhum momento se dirigiu à câmara municipal nem para uma visita de cortesia”, disse Fábio Vieira, sublinhando que “há questões que devem ser analisadas entre a câmara e o governo, em particular com o Ministério da Saúde”.

O autarca lembrou que neste momento existe uma parceria entre a câmara municipal e o Centro de Saúde em que a autarquia assume salários de alguns profissionais do centro e por isso é de opinião que seria de todo pertinente que o ministro se encontrasse com a câmara municipal para analisar estas questões e outras relativas à melhoria da Saúde no município.

“Temos carência de médicos e estamos abaixo daquilo que é o rácio a nível nacional de médicos por habitantes, há outros desafios que têm a ver com a instalação dos laboratórios de radiologia e de exames clínicos” advogou o presidente da câmara, referindo que a instalação do Centro de Saúde de Mosteiros prevê os laboratórios, mas que pelo facto de não existirem estão a criar constrangimentos enormes.

O município conta com dois médicos, mas para o autarca “há a necessidade de reforçar o número de médicos como também de enfermeiros para estar mais perto da média nacional”, acrescentando que a instalação dos laboratórios de radiologia e de exames clínicos seria uma mais-valia para o município de Mosteiros.

O autarca espera que numa próxima visita o titular da pasta da Saúde tenha disponibilidade para se encontrar com a câmara municipal porque, sublinhou, a relação governo/município não se deve estribar no alinhamento político/partidário, tendo em conta que o governo é um parceiro natural dos municípios e Mosteiros está aberto para continuar a cooperar com o governo e ter relações de excelência com todos os membros do Governo visando encontrar soluções para os problemas que assolam, não só a nível de saúde.

Por outro lado, salientou que o município conta com três Unidades Sanitárias de Base (USB) que pertencem à câmara e que esta tem assumido os custos fixos com o funcionamento das mesmas e por isso é fundamental que o Ministério esteja disponível em colaborar com a câmara para criar melhores condições nessas USB.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)