sexta-feira, 29 março 2024

N Notícias

Presidência da República disponível para copatrocinar um colóquio científico sobre Teixeira de Sousa – PR

 O Presidente da República (PR), José Maria Neves, mostrou-se hoje disponível para copatrocinar a realização de um colóquio científico sobre o percurso de Teixeira de Sousa, um assunto que “está a discutir com o autarca de São Filipe”.

José Maria Neves manifestou esta disponibilidade, na ilha do Fogo, aos ser questionado sobre a ideia de realização de um colóquio científico que permita trazer à luz todo o percurso de Teixeira de Sousa, defendida pelo escritor e homem das letras Jorge Tolentino.

“Para além do centenário, podemos ainda organizar um conjunto de acções para valorizar São Filipe e a ilha do Fogo. Há enormes potencialidades que devem ser valorizadas e um colóquio científico sobre Teixeira de Sousa, é algo fazível que podemos, em articulação com a câmara municipal, copatrocinar e permitir que o Fogo e Cabo Verde conheça a grandeza desta e de outras personalidades”, precisou.

Em relação à conferência “Henrique Teixeira de Sousa – um Ilhéu de Causas”, José Maria Neves defendeu a necessidade de se trazer para a esfera pública as grandes figuras que não são conhecidas na sua globalidade, como Teixeira de Sousa, Pedro Cardoso, Eugênio Tavares e entre outras.

O Presidente da República sustentou ainda que há um conjunto de homens que durante várias décadas deram um “contributo enorme” nos domínios da saúde, educação, das políticas públicas, sublinhando que muitas das políticas públicas que estão hoje a ser implementadas foram discutidas e debatidas por essas personalidades.

No caso concreto de Teixeira de Sousa, o Chefe de Estado disse que há o médico, o nutricionista, o autarca e o homem público que não é totalmente conhecido e, por isso, pode-se aproveitar da Semana da República e do centenário para trazer à liça debates sobre essas personalidades, sublinhando que foi com este intuito que a Presidência da República decidiu trazer o debate sobre Teixeira de Sousa.

O Presidente da República, que é também presidente de honra das comemorações do centenário da elevação de São Filipe à categoria de cidade, disse que durante este ano estará mensalmente em São Filipe, trazendo personalidades e a pôr em discussão um conjunto de questões da ilha do Fogo e de São Filipe.

Acrescentou também que exercerá a sua magistratura de influência para que muitos dos projectos, das ideias e das políticas possam ser adoptadas e implementadas na ilha do Fogo.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)