sexta-feira, 29 março 2024

N Notícias

Câmara de São Filipe inscreveu mais de 15 mil contos no seu orçamento para requalificação da actual lixeira

A Câmara Municipal de São Filipe inscreveu no seu orçamento para 2022 uma verba de 15.600 contos para a requalificação da actual lixeira municipal e a sua transformação num viveiro municipal.

O projecto, cuja ficha encontra-se anexada aos instrumentos de gestão para 2022, nomeadamente plano de actividades e orçamento, visa requalificar toda a área circundante à actual lixeira municipal, dando-o “maior atractividade” e tornando-o num “verdadeiro pulmão verde” da cidade.

Será criado ali um viveiro municipal que produzirá plantas ornamentais, endémicas e flores para o uso municipal, melhorando a saúde ambiental e pública.

Após a selagem da lixeira, que deverá ocorrer ainda neste trimestre em curso, será efectuada uma limpeza e a requalificação de toda a área envolvente da lixeira actual.

O acesso ao futuro aterro controlado, financiado pelo Governo, através da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS) e Fundo do Ambiente, e pelas câmaras municipais da ilha, está a avançar, faltado neste momento a sua pavimentação,

Com isso, segundo a ficha do projecto, esta área terá uma “melhor imagem e aproveitamento” para se tornar num verdadeiro centro de produção de plantas para o uso municipal.

A criação do viveiro municipal é um dos objectivos deste projecto, que visa ainda aumentar espaços verdes no município, a questão de mudanças climáticas e formar jardineiros em novas técnicas, além da limpeza e requalificação de toda área envolvente à actual lixeira e dos acessos, desde hospital até o futuro viveiro.

A requalificação ambiental da lixeira e a criação de viveiro conta com financiamento da própria autarquia.

Ainda ligado ao sector do ambiente, mais especificamente ao projecto de aterro controlado intermunicipal, situado a sul do perímetro de Monte Genebra, a autarquia inscreveu no orçamento para 2022 uma verba de 21.600 contos para aquisição de equipamento de compactação de resíduos sólidos urbanos.

De acordo com a ficha do projecto, trata-se de aquisição de equipamentos de suporte para a operacionalização do novo aterro controlado de São Filipe com o intuito de reforçar o serviço de saneamento municipal.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)