sexta-feira, 29 março 2024

N Notícias

Empresas efectuam visita obrigatória para obras de ampliação do aeródromo de São Filipe

Os representantes das empresas interessadas na empreitada de remodelação e ampliação do aeródromo de São Filipe realizaram, esta quinta-feira, 02, a visita obrigatória ao local da obra, com vista à preparação das respectivas propostas.

As empresas interessadas em participar do concurso devem proceder à entrega das suas propostas, e dos demais documentos exigidos, até ao dia 04 de Outubro e o acto público de abertura das propostas está marcado para o dia seguinte, 05 de Outubro, por videoconferência, tendo em conta o contexto da pandemia da covid-19.

Segundo os termos do concurso, será apurada a proposta economicamente mais vantajosa, mediante a aplicação da metodologia de avaliação de propostas referenciada no programa do concurso.

Aquando da apresentação de projecto pelos responsáveis da empresa nacional dos Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), no dia 12 de Julho, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, garantiu que o “compromisso é dotar São Filipe de um aeroporto”.

Para tal, disse o chefe do Governo, é necessário começar pelo projecto de modernização dos terminais do aeródromo e da sala VIP, e assegurou que o processo de iluminação está, também, em curso de modo a dotar a ilha do Fogo de um aeroporto moderno e mais funcional que sirva a população, a economia e a sua vasta diáspora.

A remodelação e ampliação do aeródromo de São Filipe e do terminal VIP chegou a estar projectada para 2019/20, mas a pandemia da covid-19 acabou por adiar a sua implementação, o que vai acontecer agora, porque a infra-estrutura existente não responde à demanda dos passageiros, da empresa e da própria ilha do Fogo que almeja um terminal de qualidade para garantir conforto a quantos procuram e passam pelo aeródromo de São Filipe.

O projecto contempla o terminal VIP, as áreas de chegada e de partida, de ‘check-in’, espaço para bombeiros, sanitários, acessibilidades e será executado em seis etapas, coincidindo a sua implementação com a operação da infra-estrutura. De recordar que, de acordo com muitas personalidades da ilha do Fogo, o mais importante para o desenvolvimento da Ilha prende-se com a ampliação da pista por forma a permitir que a infraestrutura possa receber aviões de medio porte e assim potenciar o desenvolvimento do turismo.

O concurso para contratação de empresa foi anunciado, através dos jornais, há uma semana.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)