quinta-feira, 18 abril 2024

N Notícias

Polícia Nacional detém dois indivíduos por captura e abate de tartaruga nos Mosteiros

A Polícia Nacional (PN) na ilha do Fogo deteve quarta-feira, 23, dois indivíduos do sexo masculino por captura e abate de tartaruga marinha na localidade de Fajãzinha, nos Mosteiros.

Segundo o comandante regional, Herminio Moniz da Veiga, os dois indivíduos, com idades compreendidas entre os 30 e 38 anos e todos naturais dos Mosteiros, vão ainda ser entregues ao Ministério Público para o primeiro interrogatório e a consequente aplicação da medida de coação.

O comandante regional da PN no Fogo persuade os pescadores e toda a sociedade civil que a polícia “continua firme” na luta pela preservação, conservação e protecção das tartarugas marinhas.

A legislação que criminaliza a captura, abate e comercialização de tartarugas marinhas em Cabo Verde foi aprovada em 2015,  como forma de desencorajar actividades que estão a levar à diminuição destas espécies no arquipélago.

Em 2017 o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, a criminalização do consumo de carne e ovos de tartaruga, reforçando as medidas previstas no regime jurídico especial de protecção das tartarugas marinhas.

A punição pode ser uma multa ou mesmo pena de prisão efectiva.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)