sábado, 20 abril 2024

D Desporto

Futebol/Fogo: Associação reúne-se com dirigentes para planificação da época e realização do sorteio

 A direcção da Associação Regional de Futebol do Fogo vai reunir-se no sábado, 13, com os dirigentes dos clubes federados do primeiro e segundo escalões para planificação da época e realização do sorteio das provas.

Com relação ao primeiro escalão, a planificação da época, distribuída com antecedência às equipas do escalão superior, aponta-se para o arranque do campeonato a 11 de Dezembro, com a realização dos jogos da primeira jornada da primeira fase, que terminará a 20 de Fevereiro de 2022.

À semelhança da época anterior, as quatro equipas melhor classificadas vão disputar entre si e a duas voltas o título de campeão regional, e as demais seis equipas vão disputar, também entre si e a as duas voltas, a manutenção.

As duas últimas classificadas serão despromovidas ao segundo escalão.

A segunda fase inicia-se a 05 de Março de 2022, quer para o apuramento do campeão, quer para a despromoção, sendo que a fase de apuramento do campeão termina a 17 de Abril e a de apuramento de descida de divisão a 29 de Maio.

Com relação ao segundo escalão, segundo a planificação que deverá ser aprovada pelos clubes na reunião do dia 13, a fase de grupos deverá iniciar-se a 18 de Dezembro e o término a 13 de Março de 2022, já que é disputado pelo sistema de todos contra todos a duas voltas.

A segunda fase que é disputada entre os dois primeiros classificados dos dois grupos decorrerá de 18 de Março a 15 de Maio para encontrar as duas equipas que serão promovidas ao primeiro escalão.

O primeiro escalão conta com as equipas da Académica, ABC de Patim, Botafogo, Juventude, Valencia e Vulcânico (São Filipe), No Pintcha e Grito Povo (Mosteiros) e Desportivo (Santa Catarina do Fogo).

O segundo escalão está dividido em dois grupos, sendo o grupo A formado pelas equipas de São Filipe, nomeadamente Atlântico, Brasilim, Juventus de Curral Grande, Luzabril, Nova Era e União de São Lourenço, e o grupo B pelas equipas dos Mosteiros e de Santa Catarina do Fogo, nomeadamente Cutelinho e Grito Povo (Mosteiros) e Baxada, Esperança, Parque Real e Pavense (Santa Catarina).

Como a inscrição na plataforma foi alargada até o dia 30 de Novembro, o presidente da Associação Regional de Futebol do Fogo, Pedro Pires, disse estar a contar com todas as equipas nas provas regionais, sendo 10 no primeiro escalão e 12 no segundo.

Além dos campeonatos regionais do primeiro e segundo escalões, está calendarizada a realização da Taça Fogo em futebol, sendo que a primeira eliminatória está prevista para o dia 11 de Dezembro e a final da taça para o dia 24 de Abril de 2022.

As provas regionais esta época decorrerao nos estádios Monte Pelado (Santa Catarina) e estádio Francisco José Rodrigues (Mosteiros) e no campo de São Lourenço (São Filipe) já que o estádio 5 de Julho, na cidade de São Filipe, está em obras de remodelação e ampliação, incluindo a substituição de relvado, financiado pela FIFA e cujo processo está a decorrer.

A associação já procedeu à distribuição de horário para treinos no campo Mário Djúdju, na cidade de São Filipe para as equipas do primeiro escalão do município de São Filipe.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)