O Instituto do Património Cultural (IPC) vai enviar, no decurso do mês de Março, uma equipa técnica para apoiar a Câmara Municipal de São Filipe na elaboração do plano de salvaguarda do centro histórico, património nacional.
A decisão saiu de um encontro que o presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, que terminou sábado uma visita de dois dias à ilha do Fogo, acompanhado do coordenador da Direcção de Monumentos e Sítios, Jaylson Monteiro, manteve com a equipa camarária de São Filipe.
A equipa do IPC realizou uma sessão de trabalho com o Gabinete Técnico Urbanístico para discutir pormenores da elaboração da proposta das normas de construção no centro histórico e do plano de salvaguarda do referido espaço, tendo efectuado, igualmente, uma visita ao núcleo histórico de São Filipe, património nacional.
Além da elaboração do plano de salvaguarda, a equipa técnica do IPC, que vai deslocar-se a São Filipe no próximo mês, deverá também orientar a edilidade, nas obras em perspectiva para o centro histórico, nomeadamente na realização de calçada artística e na reconstrução dos passeios, numa primeira fase, e, na recuperação, através dos proprietários, de alguns sobrados do centro histórico, numa segunda fase.
Durante a sua estada na ilha, o presidente do IPC, no âmbito do projecto “Museus de Cabo Verde”, definido pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), visitou o museu municipal e o núcleo museológico da Casa das Bandeiras, para se inteirar do funcionamento dos mesmos, assim como a Casa da Memória, outro espaço cultural de destaque na cidade de São Filipe, e manteve um encontro com o vereador da Cultura para análise dos aspectos relacionados com o museu.
A equipa deslocou-se a Chã das Caldeiras, no quadro da candidatura do Parque Natural do Fogo, incluindo Chã das Caldeiras, à Reserva Natural da Biosfera e a Património Mundial da Unesco, em fase de preparação.
O Parque Natural do Fogo e Chã das Caldeiras estão inscritos na lista indicativa de Cabo Verde na Unesco.
Com Inforpress