sexta-feira, 29 março 2024

C Cultura

“Nimocis” vencedor da edição 2022 das tradicionais corridas de cavalos

 O cavalo “Nimocis”, do proprietário Salomão Amado (Fogo), venceu hoje as tradicionais corridas de cavalos das festividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe 2022.

Na última corrida, realizada hoje devido à impossibilidade da sua realização no dia 29 de Abril como manda a tradição, este cavalo venceu a égua “Badia” do mesmo proprietário.

Assim, os dois primeiros prémios foram conquistados pelos cavalos de Salomão Amado da ilha do Fogo que no conjunto facturou 750 contos, sendo 500 para “Nimocis” e 250 para “Badia”.

A classificação final ficou assim ordenada, 1º “Nimocis”, 2º “Badia” (ambos de Salomão Amado), 3º “Airley” do proprietário Arlindo Lopes (Fogo), 4º Alderman” do proprietário Erick Silva (Santo Antão), 5º “Furacão” do proprietário Ivandro Rodrigues (Santo Antão) e 6º “Brazão” do proprietário Clayton Alves (Fogo).

Os prémios são de 500, 250, 200, 150, 130 e 100 contos, respectivamente para os seis primeiros classificados, enquanto os outros terão prémios de participação de 10 contos.

No dia da realização da fase final, devido a morte de três cavalos, foi dedicado um minuto de silencio em homenagem a esses cavalos, tendo a câmara municipal assumido o compromisso de apoiar os proprietários como forma de minimizar os prejuízos.

A nível do futebol, o misto de Mosteiros conquistou hoje o torneio quadrangular ao derrotar, na final, a equipa campeã do Fogo, o Botafogo por três bolas a uma.

O jogo para a disputa do terceiro e quarto lugares entre mistos de São Filipe e de Santa Catarina do Fogo não se realizou devido à desistência da formação de Santa Catarina.

A classificação ficou assim ordenada: em 1.º lugar o misto dos Mosteiros, 2.º lugar para o Botafogo, 3º lugar o misto de São Filipe e em 4.º lugar ficou o misto de Santa Catarina do Fogo.

Na tarde de hoje, dezenas de motos participaram de um desfile pelas ruas da cidade de São Filipe e pelo interior, patrocinado pela empresa CVTelecom.

Para a quarta e penúltima noite de festival/baile no Presidio vão actuar os artistas Big-Z Patronato, Toni Fika, Buguin Martins, Gama, Junne Freedon e Nelson Freitas.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)