terça-feira, 23 abril 2024

C Cultura

Aberto concurso “São Filipe e o meu filme 2022” no quadro da programação do centenário da cidade

A câmara de São Filipe promove a realização de um concurso para premiar um filme de curta metragem sobre “São Filipe cidade centenária”, no quadro da programação do centenário da elevação de São Filipe à categoria de cidade.

O concurso tem abrangência nacional e da diáspora cabo-verdiana e visa a produção de um filme de curta-metragem, até 26 minutos, no máximo, em crioulo ou em português, sendo que a inscrição decorre de 02 de Fevereiro a 16 de Abril.

O concurso tem por objectivo dar a conhecer a potencialidade cultural, económica, ambiental e social da cidade de São Filipe e enaltecer a cultura, as tradições, hábitos e costumes da cidade e das suas gentes, além de incentivar novos produtores de cinema, quer estejam nas ilhas como na diáspora.

A vereadora da Cultura, Lia Barbosa, avançou à Inforpress que a ideia é promover mais produtores de filmes no município e como forma de divulgar a cultura, os aspectos turísticos, quer da cidade como do município, sendo que esta primeira edição será dedicada à cidade porque ela comemora os 100 anos.

Para facilitar a participação a autarquia de São Filipe em parceria com Associação Cabo-verdiana de Cinema e Audiovisual vai ministrar de 19 a 21 de Fevereiro na cidade de São Filipe uma acção de formação de forma a capacitar os possíveis participantes em matéria de captação de imagens, planos que são utilizados, elaboração de roteiro de um filme, a edição e pós-edição.

A ideia, explicou, é dar as ferramentas para a produção do filme e depois do concurso poderá descobrir produtores e realizadores no município.

Segundo a vereadora, além do prémio monetário no valor de 100 mil escudos, o filme vencedor, que vai ser anunciado na Semana da Cidade, que decorrerá de 05 a 12 de Julho, vai também ser exibido já que por esta altura está programada uma sessão de cinema com filmes sobre a ilha do Fogo e São Filipe.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)