A mais imponente Maravilha Natural da Ilha do Fogo e de todo o Cabo Verde, mesmo se comparada com o vulcão ao qual deu origem. Há milhões de anos, a caldeira original da ilha do Fogo, abateu-se dando assim origem a uma cratera de 9km de diâmetro delimitada por um paredão em forma de ferradura cujo ponto mais elevado se ergue a 2700 metros de altitude, tornando-se a segunda maior elevação de Cabo Verde. Parte importantíssima do Parque Natural da Ilha do Fogo é, sobretudo, na Serra que se encontram as principais espécies endémicas, animais e vegetais.
Mas, para além de ser um santuário ecológico, a Serra é um extraordinário miradouro natural, donde se divisam as ilhas de Santiago, Brava, Maio e São Nicolau. De mais nenhum outro lugar de Cabo Verde se pode ter este privilégio ao qual se associam o nascer e o por-do-sol numa perspectiva que parece encontrarmo-nos a flutuar ou no espaço, fora da Terra. Finalmente, de São Filipe ou das zonas do litoral oeste da ilha, é possível, ainda, observar-se diariamente o espectaculo único da Serra tingindo-se das cores que marcam o final do dia: por vezes um vermelho intenso, outras vezes um brilhante doirado, ou, noutras ocasiões um plúmbeo azul.
Por esta razão muitos a comparam com a montanha símbolo da África do Sul, chamando-a analogamente “a Montanha da Mesa de Cabo Verde”.
No events |
François Louis Armand Fourcheut De Montrond
01 março 2018Henrique Teixeira de Sousa
17 janeiro 2018Nhô Aníbal
17 janeiro 2018Nothing found!
Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)
Email:
pdjarfogo@gmail.com