Situada a 14 quilómetros da Cidade de São Filipe, no centro da Ilha, será esta, porventura a mais desconhecida das maravilhas naturais da ilha do Fogo: no sopé do Monte Inhuco, junto a um “chupadeiro” (pequena nascente) que se alimenta das suas entranhas, abre-se uma entrada, de 1 metro de altura por outro tanto de largo, para uma ampla abóbada e longuíssimo corredor subterrâneo que mergulha fundo no coração da ilha, por mais de 250 metros, não se sabendo exactamente o seu término, posto que ainda ninguém ousou propor-se a tal aventura.
As paredes brilham e tresandam de humidade; ouve-se o gotejar da água e uma corrente ar frio nos invade à medida que se desce; antigo e gigantesco canal, por onde ascendeu a lava para o hoje extinto(?) vulcão/monte Inhuco? Levar-nos-á então este corredor para uma Viagem ao Centro da Terra, provando ter razão Júlio Verne? Quem sabe? Mas existe uma certeza: MARAVILHA DA NATUREZA, sem sombra de dúvida. A ilha das maiores altitudes de Cabo Verde parece ser, também, a ilha das suas maiores profundidades subterrâneas.
No events |
François Louis Armand Fourcheut De Montrond
01 março 2018Henrique Teixeira de Sousa
17 janeiro 2018Nhô Aníbal
17 janeiro 2018Nothing found!
Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)
Email:
pdjarfogo@gmail.com