quarta-feira, 24 abril 2024

Fogo: Fundação de Amigos de Paul na Holanda doa materiais para equipar as escolas de Italiano e Jardim/Batente

São Filipe, 23 Jul (Inforpress) – A Fundação Amigos do Paul na Holanda doou um conjunto de materiais e equipamentos para as escolas de Italiano, em fase de reabilitação, e de Jardim/Batente em fase de construção de raiz.

A entrega de um contentor de 40 pés contendo os materiais e equipamentos como mesas, cadeiras, mas também dois quadros digitais interactivos que servem para equipar as instituições que prestam serviços públicos aos municípios foi entregue na tarde de sábado pela presidente da Fundação Amigos de Paul na Holanda, Maria Teresa Segredo que se encontra de visita à ilha do Fogo.

Na ocasião da entrega formal do contentor de 40 pés com materiais, o presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, além de agradecer a disponibilidade, destacou o facto de os materiais terem sido mobilizados em “tempo recorde” após o pedido formulado pela câmara municipal.

“São materiais de boa qualidade e vão permitir equipar as duas escolas no início do próximo ano lectivo”, referiu o edil de São Filipe.

Além da entrega formal dos materiais para as escolas de Italiano (norte) e Jardim/Batente (sul) a Câmara Municipal de São Filipe assinou um protocolo de cooperação com a Fundação Amigos do Paul na Holanda que, segundo Nuías Silva, formaliza a relação para que esta instituição possa ajudar a Câmara Municipal a ajudar as pessoas que mais precisam, através da mobilização, na Holanda, de parceiros para continuar a apoiar o processo de desenvolvimento de São Filipe e da ilha do Fogo.

A presidente da Fundação Amigos de Paul em Holanda, Maria Teresa Segredo, confessou que tem um grande respeito para com a ilha do Fogo, que considera ser a sua segunda ilha, sublinhando que aceitou o convite do presidente da câmara municipal e da sua equipa por entender que já era tempo de a fundação reforçar ajuda e fazer algo para a ilha do Fogo.

“O protocolo assinado é uma grande responsabilidade porque, quando assinamos um protocolo temos a certeza de que vamos ajudar e é uma garantia para a futura cooperação entre a Câmara Municipal de São Filipe e a Fundação Amigos do Paul na Holanda”, disse.

Maria Teresa Segredo anunciou a implementação de um projecto de carácter social, através de criação de “lojas sociais”, observando que vai começar pelas ilhas do Fogo (São Filipe) e Santo Antão (Paul) mas que tem a abrangência nacional.

Segundo a mesma Cabo Verde sempre teve necessidade dos emigrantes e dos cabo-verdianos residentes e espalhados pelo mundo fora, mas neste momento de crise é necessária uma união de esforços de todos para apoiar ainda mais, sublinhando que as lojas sociais vão beneficiar as famílias carenciadas com bens alimentares, vestuários e outros materiais.

A presidente da fundação espera uma boa parceria com a Câmara Municipal de São Filipe e deixou em aberto a possibilidade de as duas instituições poderem discutir mais projectos porque, explicou, as crianças e os idosos estão nos estatutos da fundação.

Inforpress/Fim

 

 

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)