A Câmara Municipal dos Mosteiros encontra-se a trabalhar para implementar um projecto integrado de promoção da resiliência socio-económica das famílias vulneráveis, revelou à Inforpress o vereador Jaime Monteiro Júnior.
Segundo a mesma fonte, que na cerimónia de inauguração da estrada de acesso a praia cais, zona sul do município, trata-se de um projecto transversal, que prevê intervenções em “domínios e sectores-chave” do desenvolvimento do município.
Este projecto integrado de promoção da resiliência sócio-económica, segundo Jaime Monteiro Júnior, contribuirá para “reforçar a coesão social” e “promover o acesso a rendimentos” por parte das famílias monoparentais, chefiadas por mulheres, bem como os segmentos mais desfavorecidos, nomeadamente agricultores, pescadores e peixeiras.
Segundo o mesmo, apesar dos “ganhos de desenvolvimento social e económico” alcançados nos últimos tempos, Mosteiros ainda se defronta com “vários problemas e desafios”, de entre os quais o desemprego jovem, “um elevado deficit” habitacional, assim como a necessidade de determinadas infra-estruturas sociais, capazes de catapultar o desenvolvimento da economia local e, por arrastamento, a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Com a implementação deste projecto, advogou, o município estará a reduzir o desemprego, sobretudo o desemprego jovem, e a aumentar a resiliência económica das famílias de baixa renda por via do acesso a rendimentos, melhorando a sua qualidade de vida.
Os três anos de secas consecutivos aliados à pandemia da covid-19 “agravaram a situação de vida das famílias de baixa renda”, que “já era preocupante” do ponto de vista social e económico, “destruindo vários postos de trabalho e fontes de rendimentos”, disse o vereador para quem é necessário engendrar políticas públicas que visam suprir as fragilidades económicas e sanitárias, criando, sobretudo, rendimentos às classes mais desfavorecidas.
“Só por via do acesso a rendimentos é que podemos garantir felicidade plena às pessoas. Assim, propomos, no âmbito deste projecto, intervir em sectores e domínios sociais fundamentais para criarmos emprego e garantirmos o acesso a rendimentos por parte dessas classes”, destacou Jaime Monteiro Júnior.
Inforpress/Fim