Cabo Verde passa a ter uma nova carta náutica numa iniciativa do Instituto Hidrográfico de Portugal que, assim, vem dar resposta às necessidades de actualização da cartografia náutica do arquipélago.
De acordo com uma nota publicada no Portal da Marinha portuguesa, esta iniciativa é apoiada em “estreita colaboração” com o Instituto Marítimo e Portuário (IMP), que permite “vincar as responsabilidades” do Instituto Hidrográfico de Portugal na região, quer na produção de cartografia da Série INTernacional quer como ‘Primary Charting Authority’.
A mesma fonte revela ainda que na compilação desta nova carta foram utilizados dados adquiridos nas missões da Brigada Hidrográfica e dos navios hidrográficos da Marinha portuguesa realizadas na região, desde 2016.
Para a feitura da carta náutica, ainda de acordo com a mesma fonte, foram utilizados dados adquiridos por navios científicos estrangeiros, pelo que o Instituto Hidrográfico de Portugal destacou “a colaboração institucional” no propósito de permitir a publicação de cartografia náutica com dados batimétricos “mais recentes e de maior resolução” em prol da segurança da navegação.
Com a publicação da 1ª edição da Carta Náutica 62102 (INT 1960) é cancelada a Carta Náutica 201.
Inforpress/Fim