As obras de requalificação da orla marítima do Beco, na cidade de Igreja, Mosteiros, estão a decorrer em “bom ritmo” e devem ficar concluídas no próximo mês de Agosto.
Segundo o vereador do pelouro de Desenvolvimento Rural e Obras, Jaime Monteiro Júnior, as obras caminham para a fase final e já estariam concluídas, não fossem os contratempos determinados pela pandemia do novo coronavírus que motivou a paralisação das mesmas durante o período do estado de emergência.
A empresa responsável pela sua execução garantiu para breve a conclusão e entrega das obras ao município dos Mosteiros, apesar de estar a depender de algum material (madeira) que deverá chegar de Portugal.
O projecto de requalificação da orla marítima e de expansão da praia do Beco conta com o financiamento do Ministério do Turismo e Transportes, através do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo (FSST), no valor aproximado de 40 mil contos e visa transformar a zona de Beco, e a área circundante, num espaço cultural e de lazer, mais atractiva e agradável.
A requalificação da orla marítima do Beco encaixa-se num projecto maior que prevê a expansão da requalificação da orla marítima da cidade de Igreja até Queimada Guincho, que prevê um orçamentado muito maior e que poderá atingir os 100 mil contos.
A requalificação prevê a transformação do espaço numa piscina natural, com clube náutico e área para as actividades náuticas, assim como a área circundante que passa a ter espaço cultural e de lazer mais atractivo e agradável, através da construção de um anfiteatro a céu aberto com capacidade para 250 lugares, na parte central e com uma configuração oval, reabilitação da rampa da antiga delegação aduaneira, a edificação de um mirante e de um quiosque-bar com vista para o mar, além da requalificação da piscina artificial do Beco.
Inforpress/Fim