Os banhistas que se deslocaram, no domingo, às praias de Marmulano (Vale dos Cavaleiros) e de Fonte Bila, assinaladas com bandeira vermelha, foram impedidos de entrarem na água, devido à presença de tubarões.
Em relação à praia de Marmulano, a mais frequentada de São Filipe, a proibição dos banhistas de entrarem na água foi decretada após alguns banhistas terem avistado a presença de alguns tubarões na zona balnear e terem informado as autoridades, que como medida de prevenção, decidiram pela interdição da Praia.
Uma fonte ligada à Polícia Nacional (PN) avançou à Inforpress que as praias não estavam interditadas e que as pessoas podiam frequentá-las, mas não podiam entrar na água, já que há registo de um cardume de tubarões na baía do porto de Vale dos Cavaleiros, mas também junto à praia de Fonte Bila.
No domingo de manhã um tubarão de mais de metro e meio estava à ronda junto ao areal da praia de Marmulano, tendo os banhistas informado as autoridades policiais da situação, pelo que adoptaram esta medida restritiva como forma de prevenção.
A presença de tubarões nesta praia tem sido uma constante e nas últimas três semanas há vários relatos de banhistas que avistaram tubarões muito próximo da praia.
Na praia de Fonte Bila, além de presença de tubarões, o factor vento e grande oscilações marítimas acabaram também por determinar a proibição das pessoas de entrarem na água.
Com a restrição das praias de Marmulano (Vale dos Cavaleiros) e de Fonte Bila, muitos banhistas deslocaram-se à estância balnear de Salinas, situado a cerca de 20 quilómetros a norte da cidade de São Filipe, onde as autoridades registaram um grande aglomerado de pessoas, sem respeitar as medidas de segurança e de prevenção do novo coronavírus (covid-19).
Inforpress/Fim