O aparelho de endoscopia e vídeo endoscopia para o hospital regional São Francisco de Assis já foi adquirido na Itália e será encaminhado para Cabo Verde assim que a situação do novo coronavírus (covid-19) normalizar.
A informação foi avançada à Inforpress pelo director do hospital, Evandro Monteiro, observando que o aparelho foi adquirido não obstante o mentor do projecto, o gastrenterologista/endoscopia e cirurgião Dato Domenico ter falecido no ano passado, devido a um problema cardíaco.
Evandro Monteiro aproveitou para agradecer por aquilo que aquele especialista italiano fez para ilha, região e para o País, observando que o equipamento está à espera do fim da pandemia para ser enviado para a ilha e para a sua utilização.
O projecto do gastrenterologista/endoscopia e cirurgião italiano visava a instalação do serviço ambulatório de gastrenterologia com equipamentos novos e modernos, com “grandes ganhos” numa área que o hospital regional tem muitas dificuldades.
Com a chegada e instalação do equipamento, o hospital passará a realizar diagnóstico e tratamento das patologias digestivas na região sanitária Fogo/Brava.
Por outro lado, o director do hospital avançou que o serviço de Internet para permitir o normal funcionamento do aparelho de mamografia já foi instalado e que assim que a situação normalizar passará a funcionar em pleno.
Inforpress/Fim