As principais ruas da cidade de São Filipe e alguns espaços que habitualmente aglomeram pessoas estão hoje vazias ou semidesérticas na sequência das medidas de prevenção do novo coronavírus (Covid-19).
A praça de Santa Filomena, onde aos fins de semanas e feriados concentram-se grande aglomerados de pessoas, na sua maioria jovens, estava praticamente vazia, assim como outras ruas e espaços onde as pessoas concentram-se para jogos diversos.
Neste momento, pelo menos três unidades hoteleiras estão encerradas e outros espaços turísticos com serviço reduzido ao mínimo, com os funcionários a serem enviados de férias, e outros anunciam encerramento a partir do início da próxima semana.
Hoje a Igreja Adventista do Sétimo Dia não abriu as portas e várias casas comerciais, sobretudo de cidadãos chineses, estão encerradas.
A preocupação das pessoas é grande, sobretudo após a confirmação dos primeiros casos de Covid -19 na ilha da Boa Vista, mas a mesma preocupação não se verifica em relação ao transporte público de passageiros, nomeadamente ‘hiaces’, que continuam a fazer o transporte de número significativo de passageiros sem quaisquer protecções.
Na noite de sexta-feira a cidade de São Filipe estava “desértica” e os espaços de tocatina encerrados.
Inforpress/Fim