A Casa Manuela Irgher, um projecto da Fundação Padre Ottavio Fasano (FPOF), em parceria com a Câmara de Santa Cruz e outras instituições, disponibiliza, de 03 a 06 de Fevereiro, à população estudantil o serviço de estomatologia.
A Casa Manuela Irgher, criada há 12 anos para acolher jovens mães solteiras e seus núcleos familiares, de até duas crianças, com idade igual ou inferior a oito anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social extrema, vai implementar este projecto em parceria com a autarquia de Santa Cruz, as estruturas de saúde e da educação naquele concelho do interior de Santiago, segundo uma nota de imprensa da FPOF.
A intervenção realizada na Casa Manuela Irgher, através de meios próprios e de parcerias, comporta acções de capacitação, formação, assistência a nível de saúde, educação, de entre outras, com o objectivo último de desenvolver competências pessoais e sociais que concorram para que cada uma das jovens mães solteiras acolhidas atinja a sua autonomia e independência.
Segundo uma nota de imprensa da FPOF, é neste âmbito que, com recurso ao voluntariado e parceria com as instituições de Santa Cruz, disponibiliza de 03 a 06 de Fevereiro, à população estudantil e publico em geral, consultas de estomatologias e acções de sensibilização sobre cuidados dentários.
As consultas serão prestadas pelo estomatologista italiano Giovanni Zanzani, aos alunos do Ensino Básico Obrigatório (EBO) dos três agrupamentos escolares de Santa Cruz e à população em geral, no Centro de Saúde local.
Entre os dias 07 e 14 de Fevereiro o especialista na área de estomatologia estará na Cidade de São Filipe, para prestar serviços ao hospital regional São Francisco de Assis.
A Associação de Solidariedade e Desenvolvimento (ASDE), criada há 17 anos, foi extinta e no seu lugar constituiu-se a Fundação Padre Ottavio Fasano (FPOF), cujo estatuto foi publicado no Boletim Oficial nº 3 de 08 de Dezembro de 2020, II Série, sendo que esta fundação vai dar continuidade à missão e objectivo da extinta ASDE no desenvolvimento de vários projectos estruturantes, visando reduzir as desigualdades socioeconómicas existentes no país.
Inforpress/Fim