A Provedoria de Justiça realiza, na terça-feira, uma sessão de informação e sensibilização na ilha Brava, com intuito de divulgar as actividades e as funções da mesma e impulsionar uma maior participação dos cidadãos.
Conforme nota de imprensa enviada à Inforpress, durante esses cinco anos e 10 meses de mandato, a Provedoria de Justiça recebeu três queixas provenientes da ilha Brava e 31 da ilha do Fogo.
Daí que entendeu proferir esta acção de sensibilização que estará a cargo da provedora adjunta Vera Querido, permitindo assim as pessoas terem melhores conhecimentos sobre o papel do provedor na promoção dos direitos, liberdades, garantias e interesses legítimos dos cidadãos.
Para iniciar a programação, logo de manhã está agendado um encontro com os alunos da Escola Secundária Eugénio Tavares, de seguida reunirá com a população da ilha, associações comunitárias, funcionários dos serviços municipais, desconcentrados do Estado.
Para encerrar as actividades na ilha, haverá também um encontro com a população da localidade de Furna pelas 15:30.
Na ilha do Fogo, a Provedoria de Justiça tem programado um encontro com os estudantes de Direito da Escola Secundária de Ponta Verde.
O Provedor de Justiça é um órgão independente e auxiliar do poder político, eleito pela Assembleia Nacional.
Tem por atribuição essencial a defesa e promoção dos direitos, liberdades, garantias e interesses legítimos dos cidadãos, assegurando, através de meios informais, a justiça, a legalidade e a regularidade do exercício dos poderes públicos.
Inforpress/fim