Wednesday, 14 May 2025

N Notícias

Vendedeiras do mercado central transferidas para espaço provisório para permitir obras de reabilitação dessa infra-estrutura

As vendedeiras do mercado central de São Filipe foram transferidas no último fim-de-semana para as antigas instalações do mercado de peixe para permitir as obras de reabilitação do mercado central, sobretudo o piso superior.

O espaço provisório não caiu no agrado das vendedeiras que reclamaram de inexistência de um conjunto de situações, mas o vereador das Infra-estruturas e Urbanismo, Lucas Alves, pede a colaboração das mesmas já que a solução encontrada é para curto prazo.

Maria da Luz Mendes “Lulucha” disse que a mudança é útil mas no caso concreto não é muito agradável porque, segundo a mesma, não arranjaram um espaço com condições para esta actividade, indicando que como precisam do mercado limpo deslocaram-se para o novo espaço que não está descoberto, sem porta e não dispõe de condições e lugar para colocar e conservar os seus produtos.

“Condições não existem, foi obrigatória a transferência para este espaço que não tem água e nem lugar para fazer necessidade fisiológica”, disse aquela vendedeira.

Mamazinha, a mais antiga vendedeira do mercado central, com mais de 60 anos de actividade, disse que a deslocação é provisória, mas que ninguém está de acordo com o novo espaço por ser apertado e sem lugar para colocar os produtos.

Segundo a mesma, a informação que lhes foi transmitida é que o espaço provisório é para três meses para permitir a reabilitação do mercado, mas esta questiona o período em que se optou pela intervenção, já que se está na época das chuvas e não há como utilizar este espaço no período das chuvas. “Estamos no inferno, seria melhor Cruz dos Passos em barracas improvisadas”, disse Mamazinha.

Outra vendedeira que mostrou o seu desagrado foi Sandra Barros para quem a mudança é sempre “bom” porque todos querem um mercado limpo e asseado, mas, acrescentou, o espaço não foi o melhor.

“Nós respeitamos a câmara e entregamos o espaço e eles (edilidade) nos desrespeitaram e deram-nos um curral, sem porta, sem nada, no período de chuva fica complicado e sem protecção inclusive para os guardas”, disse aquela vendedeira, para quem a edilidade devia procurar outros espaços mais à-vontade e adequado para a venda durante esse período.

O vereador das Infra-estruturas e Urbanismo, Lucas Alves, reconhece que de facto o espaço por ser provisório não tem condições de um mercado, mas lembra que é uma situação pontual e para um curto período de três meses para intervenção no mercado central, sobretudo no piso superior para poder ter peixaria e talho em condições adequadas.

Igualmente, a intervenção vai permitir libertar a parte exterior à volta do mercado utilizado para venda de peixes, carne e outros produtos sem condições e que “denigre a imagem” da cidade e dos próprios vendedores.

“O objectivo é criar melhores condições e para tal precisamos de tempo e de espaço”, disse o vereador, justificando a deslocação provisória para o antigo mercado de peixe, sublinhando que antes fez todo o trabalho e, inclusive, dois encontros com os utilizadores do mercado para lhes explicar o porquê da desocupação do espaço.

Segundo o responsável, qualquer espaço escolhido pela edilidade não iria ter condições de mercado e será motivo de reclamação, observando que a intervenção coincidiu com a época das chuvas porque era preciso tempo para organizar concurso e seleccionar a empresa para realização da obra.

Apesar dos constrangimentos, a autarquia sublinha que o espaço foi coberto de forma a minimizar incómodo em dias de chuva e minimizar assim as dificuldades.

O projecto, que vai ser executado em três meses, está orçado em 7.300 contos e visa sobretudo intervenção no sistema de evacuação de água, na criação de bancadas apropriadas para venda de peixe e carne em material de inox, colocação de piso em mosaico cerâmico e pintura do piso superior e algum retoque no piso inferior para harmonizar o mercado.

Com Inforpress

Comments (0)

    Attach images by dragging & dropping or by selecting them.
    The maximum file size for uploads is 10MB. Only gif,jpg,png files are allowed.
     
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    Posting as

    Comments powered by CComment

    Agenda/Eventos

    No events

    Diáspora

    Crónicas

    Carta do Leitor

    Guia Turístico

    Inquérito

    Quando se festeja o "Nhô Sanfilipe"?

    logo fogoportal white

    Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)