Um surto de gripe que se regista neste momento na ilha tem aumentado a demanda de pacientes ao serviço de urgência do hospital regional Fogo e Brava.
O director do hospital regional, Evandro Monteiro, disse que a virose é preocupante porque tem aumentado, levando quase 20 pessoas por dia ao serviço de urgência.
“Até este momento, não deu sinal de alarme mas é preocupante, porque é uma virose mais forte que a habitual, com sintomas mais duradouros, que leva a pessoa a ter um mal-estar geral e a leva para cama”, disse o director do hospital regional Fogo e Brava.
O responsável recomenda prudência e tratamento oportuno, aconselhando as pessoas a não hesitarem em procurar o serviço hospitalar.
Segundo o mesmo, a situação é generalizada, embora com maior incidência nas crianças, acrescentando que mesmo no grupo de riscos mais vulneráveis não tem havido complicações.
Esta semana o director do hospital e alguns especialistas, como radiologista, pediatra, obstreta deslocam-se à Ilha Brava, no quadro da descentralização de consultas de especialidades a todas estruturas da região sanitária Fogo e Brava.
Evandro Monteiro disse ainda que a ideia é evitar que pacientes daquela Ilha se desloquem de modo desnecessário ao hospital, antes de serem avaliados por um especialista.
A deslocação do director visa também a preparação da reunião trimestral da região sanitária Fogo e Brava prevista para meados de Março.
Com relação à reivindicação dos auxiliares sobre o atraso no pagamento de velas, este responsável esclarece que apenas o mês de Dezembro está atrasado e que o mês de Janeiro será pago no mês de Fevereiro.
Informou que o pagamento não depende do hospital que apenas elabora as folhas que foram enviados em tempo oportuno para os serviços centrais.
Evandro Monteiro disse ter recebido a garantia do Ministério da Saúde de que ainda esta semana ou o mais tardar na próxima a situação será normalizada.
Enquanto isso, anunciou que no próximo mês de Março o hospital regional Fogo e Brava vai receber especialistas italianos para consultas de especialidades, esperando a vinda de otorrinolaringologista e um cirurgião gastrointestinal, indicando que virão mais tarde outros especialistas, como oftalmologista e urologista.