O director-geral do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Aquilino Varela, reuniu-se hoje com os autarcas da região sul para afinar a implementação do polo universitário de São Filipe para servir as ilhas do Fogo e Brava.
O encontro decorreu nas instalações do Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR), mas o director-geral escusou-se a dar entrevistas, adiantando apenas que está na ilha, um ano depois de anunciar a implementação do ensino superior, para fazer as coisas acontecer para no próximo ano lectivo, 2022/23, o ensino superior seja uma realidade.
O autarca de São Filipe e presidente em exercício da Associação dos Municípios do Fogo e da Brava, Nuías Silva, disse que há uma grande expectativa, esperando que do encontro possa sair orientações mais claras sobre as possíveis áreas de formação superior para a região.
O encontro entre o director-geral do Ensino Superior e os autarcas acontece duas semanas depois do ministro da Educação, Amadeu Cruz, ter visitado a região Fogo/Brava e de defender um maior pragmatismo na criação das condições para impulsionar o processo de instalação e funcionamento do Ensino Superior na região.
Na altura, Amadeu Cruz garantiu que o Governo estabeleceu, no seu programa, alargar o Ensino Superior a algumas regiões do país, como a região Fogo/Brava e que se está a trabalhar para o funcionamento dos cursos superiores no ano lectivo 2022/23.
Inforpress/Fim