A Câmara Municipal de São Filipe inscreveu no seu orçamento para 2022 uma verba de 15.600 contos para a requalificação da actual lixeira municipal e a sua transformação num viveiro municipal.
O projecto, cuja ficha encontra-se anexada aos instrumentos de gestão para 2022, nomeadamente plano de actividades e orçamento, visa requalificar toda a área circundante à actual lixeira municipal, dando-o “maior atractividade” e tornando-o num “verdadeiro pulmão verde” da cidade.
Será criado ali um viveiro municipal que produzirá plantas ornamentais, endémicas e flores para o uso municipal, melhorando a saúde ambiental e pública.
Após a selagem da lixeira, que deverá ocorrer ainda neste trimestre em curso, será efectuada uma limpeza e a requalificação de toda a área envolvente da lixeira actual.
O acesso ao futuro aterro controlado, financiado pelo Governo, através da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS) e Fundo do Ambiente, e pelas câmaras municipais da ilha, está a avançar, faltado neste momento a sua pavimentação,
Com isso, segundo a ficha do projecto, esta área terá uma “melhor imagem e aproveitamento” para se tornar num verdadeiro centro de produção de plantas para o uso municipal.
A criação do viveiro municipal é um dos objectivos deste projecto, que visa ainda aumentar espaços verdes no município, a questão de mudanças climáticas e formar jardineiros em novas técnicas, além da limpeza e requalificação de toda área envolvente à actual lixeira e dos acessos, desde hospital até o futuro viveiro.
A requalificação ambiental da lixeira e a criação de viveiro conta com financiamento da própria autarquia.
Ainda ligado ao sector do ambiente, mais especificamente ao projecto de aterro controlado intermunicipal, situado a sul do perímetro de Monte Genebra, a autarquia inscreveu no orçamento para 2022 uma verba de 21.600 contos para aquisição de equipamento de compactação de resíduos sólidos urbanos.
De acordo com a ficha do projecto, trata-se de aquisição de equipamentos de suporte para a operacionalização do novo aterro controlado de São Filipe com o intuito de reforçar o serviço de saneamento municipal.
Inforpress/Fim