O presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Fábio Vieira, mostrou-se “preocupado” com aquilo que classificou de “degradação ambiental” da zona de Baleia, na fronteira sul com o município de Santa Catarina do Fogo.
É por esta razão que a autarquia dos Mosteiros incluiu no programa da visita do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, uma deslocação à zona da Baleia para o chefe de Estado se inteirar, no terreno, da situação, podendo assim exercer a sua influência junto do Governo, visando encontrar uma solução.
Para Fábio Vieira, a situação da Baleia demonstra que se está perante “uma degradação ambiental” com a exploração de inertes de forma tradicional e sobretudo com a exploração semi-industrial.
Segundo o mesmo, a concessão da exploração a um privado era para um período de um ano, mas já lá vão três anos e “é visível o desmatamento” de uma área florestal neste momento.
A deslocação do Presidente da República foi no sentido de ver o que será possível fazer, em articulação com o Governo, no sentido de travar o avançado estado de degradação do ambiente naquela zona.
“Se tivermos, no futuro, uma enxurrada poderá provocar males maiores a nível do concelho e trazer danos enormes na via que liga o município dos Mosteiros ao de Santa Catarina, via sul”, referiu.
Outro problema do município dos Mosteiros está relacionado com o déficit habitacional, razão pela qual, neste momento, uma equipa técnica da câmara está a efectuar o levantamento exaustivo da situação para estimar, em termos reais, as necessidades de reabilitação e de construções de novos focos no município.
Além desta questão, outras que preocupam o autarca dos Mosteiros são o desemprego jovem e sobretudo o desemprego que afecta as mulheres, a requalificação urbana e os atrasos na transferência dos recursos consignados.
Atrasos que, segundo a mesma fonte, têm coibido o desenvolvimento de vários projectos, quer a nível da habitação social, como da requalificação urbana, lembrando que há casas que aguardam desde Setembro do ano passado por uma intervenção.
Inforpress/Fim