O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Governo, câmaras municipais e sector privado, promove hoje e sexta-feira, 11, uma jornada sobre o desenvolvimento do sector privado.
De acordo com uma nota de imprensa, a jornada, a decorrer nas instalações da Casa das Bandeiras, vai centralizar-se em duas temáticas fundamentais, nomeadamente “Mulheres e as oportunidades de comércio em África” e “A economia azul”.
A concretização do primeiro tema, de acordo com a mesma fonte, vem na sequência de uma consulta nacional aos diferentes intervenientes no sector do comércio, com destaque para as mulheres que exercem actividade neste sector.
A consulta nacional foi iniciada na semana passada pelo PNUD e visa preparar o protocolo africano sobre mulheres no comércio, que constitui um instrumento que irá integrar as necessidades e as prioridades das mulheres no comércio transfronteiriço no Acordo Africano de Livre Comércio, fazendo com que elas possam utilizar e beneficiar das oportunidades dos acordos.
Com esta iniciativa, considerada de “grande oportunidade” para a promoção do desenvolvimento socioeconómico sustentável para África, o PNUD pretende ouvir as mulheres para que as soluções saídas da consulta reflictam soluções por elas delineadas.
Durante a jornada serão analisadas questões como “Quais são os sectores em que as mulheres exportam ou podem exportar mais”, “Qual o nível de agregação de valor das exportações femininas” e “As mulheres têm acesso a recursos produtivos, bens e tecnologia apropriada para facilitar a sua entrada e envolvimento efectivo nas cadeias de valores regionais”.
A consulta destina-se a micro, pequenas e médias empresas, engajadas na exportação de bens e serviços, associações que promovem a participação das mulheres nos negócios, câmaras de comércio, entre outras.
A anteceder a jornada de consulta para a fase preparatória no desenvolvimento do protocolo africano sobre mulheres no comércio, está programada uma reunião com o PNUD sobre o exercício do quadro nacional integrado de financiamento para o desenvolvimento do sector privado e conferência economia azul.