Um emigrante nos Estados Unidos da América (EUA) e amigo do hospital regional, que no ano passado doou alguns equipamentos e materiais de fisioterapia ao estabelecimento hospital, voltou a apoiar este serviço com mais materiais e consumíveis.
A doação, segundo o director do hospital regional São Francisco de Assis, Evandro Monteiro, veio na sequência da doação anterior, consistindo em consumíveis e materiais que ajudam também na formação e auxiliam os técnicos no momento de fazer o tratamento.
“São equipamentos que ajudam na melhoria do exercício do serviço de fisioterapia”, disse, indicando que há pouco mais de um ano que o serviço está a funcionar e atendeu milhares de pacientes das ilhas do Fogo e da Brava e resolvido situações excepcionais.
O responsável adiantou que o serviço de fisioterapia do hospital está a ficar apertado, dado à demanda. Observando que sendo um serviço novo, mas pela qualidade dos trabalhos que se fez e se está a fazer, existe uma lista de espera importante porque o recurso humano é insuficiente para dar respostas às duas ilhas.
A problemática, segundo o mesmo, é vasta e o hospital tem alguns programas dentro do serviço de fisioterapia, nomeadamente a criação de um serviço de abordagem multidisciplinar, em processo de melhoria, com nutricionista, psicóloga, pediatra, a fisioterapeuta, inclusive internistas para situações eventuais, para uma abordagem diferenciada em pacientes específicos, sobretudo com sequelas de patologias neurológicas.
Evandro Monteiro avança que neste momento este tipo de serviço começa com crianças e dará continuidade a todo o resto, advogando que para se fazer um bom trabalho é necessário tempo e dedicação.
As novas áreas vão contemplar o serviço interno de fisioterapia com os doentes acamados, pessoas de idade, reconhecendo que com apenas uma fisioterapeuta é difícil.
No entanto, este disse que o serviço de fisioterapia vai ser alargado às grávidas, para prepará-las para o período pré-natal.
Os materiais foram doados à semelhança do ano passado pelo emigrante foguense radicado nos Estados Unidos da América Manuel Teixeira “Dono”, ele que trabalha na área de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos médicos.
Inforpress/Fim